Clássico Ba-Vi 505: Detalhes da Partida
No próximo domingo, dia 25 de janeiro, a partir das 16h (horário de Brasília), o Estádio Manoel Barradas, popularmente conhecido como Barradão, em Salvador, será palco do aguardado confronto entre Vitória e Bahia, que corresponde ao 505º clássico da história, válido pela 5ª rodada do Campeonato Baiano de 2026.
Como Assistir ao Confronto ao Vivo
Para os torcedores que desejam acompanhar a partida entre Vitória e Bahia, as opções de transmissão são diversas. O jogo será exibido ao vivo pela TVE e TV Brasil, ambas em canais abertos. Além disso, será possível assistir pelo YouTube, nas plataformas da TVE, TV Vitória e TV Bahêa, garantindo que os fãs possam torcer por suas equipes de qualquer lugar.
Preparação do Vitória para o Clássico
O Vitória encerrou sua preparação para o Ba-Vi 505 na manhã do último sábado (24). Apesar do anúncio e regularização do meia Emmanuel Martínez, ele não foi incluído na lista de relacionados para a partida. Por outro lado, o zagueiro Luan Cândido, que teve sua regularização confirmada na última sexta-feira, será uma das novidades.
Com essa inclusão, o técnico Jair Ventura poderá contar com cinco dos sete novos reforços que foram contratados para a temporada. O goleiro Diogo Silva, de 20 anos, foi anunciado para integrar a equipe sub-20, enquanto outros jogadores já mostraram seu potencial em campo.
Reforços do Vitória
A relação dos atletas relacionados pelo Vitória para o clássico é a seguinte:
– Caíque Gonçalves – volante que já estreou
– Mateus Silva – lateral-direito que já fez sua estreia
– Riccieli – zagueiro que também já teve participação
– Nathan Mendes – lateral que ficou no banco na última partida
– Luan Cândido – zagueiro que foi regularizado e está entre os convocados
No último treino realizado no CT Toca do Leão, os jogadores participaram de exercícios de aquecimento, táticas e bolas paradas, além de um mini-jogo que envolveu aqueles que não participaram de treinos específicos de faltas e escanteios.
Preparação do Bahia e Desfalques
O Bahia também finalizou seus preparativos no sábado, realizando o último treino no CT Evaristo de Macedo. Sob o comando de Rogério Ceni, a equipe está praticamente completa, com apenas um desfalque relevante: o atacante argentino Mateo Sanabria, que ainda se recupera de uma lesão no ligamento cruzado posterior do joelho esquerdo, e iniciou a transição para a recuperação física.
No treino, os atletas se dedicaram a exercícios técnicos e táticos, com foco em cobranças de pênaltis e escanteios, tanto ofensivos quanto defensivos, nos campos 1 e 2 da Cidade Tricolor.
Escalações Prováveis e Desfalques
No que diz respeito às escalações, o Vitória não poderá contar com Rúben Ismael e Renzo López, que estão em tratamento de lesão. No Bahia, além de Sanabria, o volante Sidney, que atua pela equipe sub-20, também ficará de fora.
A provável formação do Vitória é a seguinte:
Gabriel; Mateus Silva, Edu, Camutanga, Riccieli e Ramon; Caíque, Gabriel Baralhas e Cantalapiedra; Erick e Renato Kayzer. Técnico: Jair Ventura.
Em contrapartida, o Bahia deve entrar em campo com: Ronaldo; Roman Gomez, Kanu, Gabriel Xavier (Ramos Mingo) e Iago Borduchi (Juba); Acevedo (Caio Alexandre), Erick e Michel Araújo (Rodrigo Nestor); Ademir, Willian José e Erick Pulga (Ruan Pablo). Técnico: Rogério Ceni.
Arbitragem do Clássico
A arbitragem do jogo ficará a cargo de um trio experiente, que deverá ser anunciado pela federação nos dias que antecedem o clássico, garantindo a imparcialidade e a correta condução da partida.
