Celebração Cultural no Coração da Bahia
No sábado, dia 10, o Pelourinho se transformou em um verdadeiro caldeirão cultural, pulsando ao som do reggae, soundsystem, ijexá, afrofunk e samba. Quem passou pelos largos e ruas do Centro Histórico pôde experimentar uma movimentação vibrante e repleta de alegria. O Largo Pedro Archanjo foi o palco do evento Reggae Verão, promovido pelo Ministereo Público, que contou com a presença de artistas renomados como Renata Bastos e Dada Yute. No mesmo dia, o Largo Tereza Batista se encheu de energia com o IFÁ, que trouxe uma fusão contagiante de ijexá, funk e afrobeat.
Os amantes do samba e do pagode puderam comparecer à Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba, onde o grupo Sampelô animou o público com as performances de Patrulha do Samba, Filipinho e Lu Costa. Já no Largo Quincas Berro D’Água, o grupo Mãos no Couro garantiu uma noite cheia de animação. Essa programação faz parte do projeto Verão na Bahia. Um Estado de Alegria, uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA).
O Poder do Reggae e a Identidade Cultural
DJ Raiz, membro do Ministereo Público, ressaltou a importância de eventos como este para a disseminação do reggae e sua influência na música baiana. “O Pelourinho é nossa casa. Fizemos nosso nome aqui na Ladeira da Misericórdia e acompanhamos toda a transformação desse espaço que amamos. Promover eventos que valorizam o reggae e sua contribuição para ritmos como o samba-reggae é fundamental para fortalecer nossa cultura”, afirmou.
Fabrício Motta, baixista e tradutor musical do IFÁ, também compartilhou sua percepção sobre o Pelourinho. Para ele, tocar nesse espaço significa não apenas uma honra, mas um compromisso. “Fazemos parte dos artistas que veem o Pelô como um espaço de afirmação da nossa arte e do nosso trabalho. É sempre gratificante ser acolhido aqui, onde queremos multiplicar nossa música, além de engajá-la na luta antirracista”, enfatizou.
Animação para Todas as Idades
O clima festivo ainda foi garantido pelo samba de terreiro apresentado pelo grupo Mãos no Couro, que animou pessoas de todas as gerações. Para quem prefere o pagode das antigas, o Sampelô foi o responsável por manter o público em movimento, com as energias contagiantes de Patrulha do Samba, Filipinho e Lu Costa. Gabriela Ferreira, de 37 anos, aproveitou a festa e comentou sobre a experiência do Verão na Bahia: “Está incrível! Muita gente bonita e uma variedade de atrações, a maioria gratuita, e as pagas com preços bem acessíveis. Assim, todos podem desfrutar da folia. Está muito legal!”, exclamou.
Programação Imperdível para Domingo (11)
Para aqueles que desejam continuar desfrutando da riqueza cultural do Pelourinho, a programação de domingo promete mais surpresas:
- Largo Quincas Berro D’Água
Atração: Jeanne Lima convida Del Feliz – 11h (Gratuito)
Atração: Ganhadeiras de Itapuã – 17h (Gratuito) - Largo do Pelourinho
Atração: Olodum – 13h (Gratuito) - Largo Pedro Archanjo
Atração: Tio Paulinho – 14h30 (Gratuito)
Atração: Viola de Marujo – 19h (Gratuito) - Largo Tereza Batista
Atração: Didá e Convidados – 15h (Gratuito)
