Ampliação da testagem para ISTs em todo o estado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) intensificou as ações durante o São João, ampliando o acesso à prevenção, diagnóstico e assistência à população. Foram realizados 44.615 testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em 16 municípios baianos, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a saúde pública. Para garantir mais segurança e cuidado durante as festas juninas, o governo investiu R$8,8 milhões nas ações de saúde relacionadas ao evento.
Resultados e atendimento imediato
Dos exames realizados, 500 apresentaram resultado positivo, com 458 casos de sífilis, 17 de HIV, 16 de hepatite C e nove de hepatite B. Entre os diagnosticados com sífilis, 141 iniciaram o tratamento imediatamente nos postos de testagem, fortalecendo a estratégia de diagnóstico precoce e tratamento oportuno, fundamental para o controle dessas doenças.
Em Conceição do Jacuípe, a soteropolitana Giulia Silva aproveitou as atrações musicais e fez os testes junto com a irmã. “É uma ótima iniciativa, pois nem sempre temos tempo de ir a um posto de saúde”, afirmou, destacando a importância da oferta desses serviços durante o evento.
Prevenção reforçada com distribuição de preservativos e orientações
Além da testagem, a Sesab distribuiu mais de 1,3 milhão de preservativos para fortalecer a prevenção. Também foram realizadas orientações sobre profilaxias para o HIV: 1.382 pessoas receberam informações sobre Profilaxia Pós-Exposição (PEP), com 11 dispensações, enquanto 1.247 foram orientadas sobre Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), resultando em 53 dispensações. Outros 753 autotestes para HIV foram distribuídos, ampliando o acesso à prevenção.
“Os números da testagem mostram a adesão da população. Este é um movimento educativo. Ofertamos os testes e também promovemos prevenção de ISTs com a distribuição de preservativos”, ressaltou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Atendimento hospitalar durante os festejos juninos
As unidades hospitalares estaduais registraram 14 ocorrências relacionadas ao São João, sendo três por queimaduras e 11 por explosões de bombas. O Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, contabilizou nove casos, o Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, três atendimentos, e os hospitais de Vitória da Conquista (HGVC) e Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) um caso cada.
Nos dois postos de saúde montados pela Sesab em Salvador, foram registrados 108 atendimentos entre os dias 19 e 21 de junho, sendo 81 no Pelourinho e 27 em Paripe. As principais queixas foram dor abdominal, cefaleia e intoxicação alcoólica, refletindo os cuidados necessários durante as festividades.
