Preparativos para o Início do Ano Letivo
As aulas da rede estadual de ensino estão programadas para começar na próxima segunda-feira, 9 de janeiro. De acordo com Ítalo Paim, novo diretor do Núcleo Territorial de Educação (NTE-19) em Feira de Santana, todas as escolas estão devidamente preparadas para acolher os estudantes para mais um ano de aprendizado.
“Todas as escolas estão prontas e preparadas para que possamos ter um ano letivo rico em diversas aprendizagens e com a permanência qualificada de cada estudante em nossa rede estadual”, afirmou o diretor em entrevista ao Acorda Cidade.
Atualmente, a rede estadual conta com aproximadamente 43 mil alunos matriculados em Feira de Santana. Paim enfatizou que, mesmo com o término do período formal de matrícula, o sistema continua aberto para novos alunos ao longo do ano letivo.
“Nós temos continuidade até a penúltima unidade letiva. Portanto, vamos aceitar mais estudantes conforme a necessidade da rede. Isso significa que ainda há vagas disponíveis em diversas modalidades, com foco na ampliação da educação em tempo integral”, explicou.
Resultados do Sisu e Projetos Educacionais
Em 2026, a Bahia destacou-se como o terceiro estado com o maior número de estudantes aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), houve um aumento de quase 7% em relação ao levantamento anterior. O diretor comemorou os resultados, mas ressaltou a importância de ações futuras que incentivem a entrada de mais estudantes nas universidades públicas.
“Batemos um recorde neste ano, e isso é motivo de celebração. No entanto, sabemos que muitos outros estudantes ainda podem ingressar. Por isso, estamos preparando várias ações para fortalecer a preparação para o Enem, em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e outros colaboradores, visando a qualificação para o ensino superior”, afirmou Paim.
Outro projeto que merece destaque é o Férias na Escola, iniciativa da secretaria de educação estadual que teve uma aceitação expressiva em Feira de Santana. “Em nosso município, 54 unidades escolares participaram do Férias na Escola, e todas as vagas foram preenchidas nesse período”, concluiu o diretor, evidenciando o sucesso da proposta.
