Desempenho em Queda
O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), uma métrica desenvolvida pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) para avaliar as expectativas do setor produtivo no estado, registrou -77 pontos em janeiro. Este resultado, que se insere em uma escala que varia de -1.000 a 1.000 pontos, sinaliza um cenário de Pessimismo Moderado, uma faixa definida entre -250 pontos e zero. Esta foi a 24ª pontuação negativa consecutiva do indicador, marcando o menor valor desde outubro do ano anterior.
Comparado ao mês anterior, quando o ICEB indicou -69 pontos, a confiança do empresariado baiano caiu 8 pontos em janeiro. Este recuo anula a leve alta de 3 pontos registrada no final do ano passado, interrompendo uma sequência de quatro aumentos seguidos.
De acordo com Luiz Fernando Lobo, especialista da SEI em informações econômicas, sociais e geoambientais, “a princípio, esse recuo da confiança empresarial no início do ano parece mais uma acomodação após quatro meses de alta do que um sinal de um movimento de queda consistente”.
Setores em Divergência
A queda da confiança, de dezembro para janeiro, não foi generalizada. Dois dos quatro grupamentos avaliados mostraram avanços: Agropecuária e Indústria. No tocante à magnitude das variações, a Agropecuária foi o setor que apresentou a maior elevação, enquanto o Comércio foi o que registrou o maior recuo.
Em janeiro, apenas um dos quatro setores avaliados se manteve com pontuação positiva, conforme os dados: Agropecuária alcançou 32 pontos; Indústria obteve -86 pontos; Serviços marcou -88 pontos; e Comércio caiu para -108 pontos. Assim, a Agropecuária manteve o melhor nível de confiança pela segunda vez consecutiva, enquanto o Comércio despontou com o índice mais baixo.
Expectativas e Perspectivas
Entre os temas discutidos pelos empresários baianos, as expectativas em relação ao crédito, capacidade produtiva e situação financeira foram as piores. Por outro lado, as variáveis ligadas à inflação, câmbio e PIB nacional mostraram resultados de confiança mais otimistas no mês.
Para uma análise mais detalhada sobre as tendências do setor, o boletim completo referente a janeiro de 2026 pode ser acessado diretamente no site da SEI: https://www.ba.gov.br/sei/iceb-indicador-de-confianca-do-empresariado-baiano.
