Imunização de Profissionais de Saúde em Todo o País
No último domingo (18), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou uma importante iniciativa para combater a dengue no Brasil. A partir do dia 9 de fevereiro, cerca de 1,1 milhão de profissionais que atuam na atenção primária à saúde terão a oportunidade de se vacinar com a Butantan-DV, um imunizante 100% nacional desenvolvido pelo Instituto Butantan. Este é o primeiro imunizante do mundo em dose única contra a arbovirose.
“Estes profissionais são aqueles que estão nas unidades básicas de saúde, visitando as famílias e sendo os primeiros a atender quem apresenta sinais e sintomas de dengue”, explicou Padilha, ressaltando a importância do trabalho de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, que estão registrados nas unidades de saúde.
O ministro destacou que a vacinação dessa categoria será viabilizada com a crescente disponibilidade de doses da Butantan-DV. O Instituto Butantan prevê a produção e entrega de mais 1,1 milhão de doses até o dia 31 de janeiro, assegurando a imunização dos profissionais que estão na linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS).
Eficácia da Butantan-DV
A Butantan-DV tem se mostrado eficaz, proporcionando proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Estudos clínicos demonstraram uma eficácia global de 74% para o imunizante, com uma redução impressionante de 91% nos casos graves da doença e uma proteção total contra a hospitalização por dengue, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Expansão da Vacinação para a População Geral
O governo federal planeja expandir gradualmente a vacinação em dose única para a população de 15 a 59 anos em todo o Brasil. O ministro Padilha também informou sobre uma parceria com a empresa chinesa WuXi Vaccines, visando acelerar a produção em massa do imunizante. Essa colaboração pode aumentar a capacidade de fabricação em até 30 vezes. “Os diretores da WuXi Vaccines se comprometeram com um cronograma de produção. Nossa expectativa é que, ainda este ano, possamos ter entre 25 e 30 milhões de doses da Butantan-DV”, estimou o ministro.
Com a chegada das novas doses, o governo planeja vacinar toda a população entre 15 a 59 anos, iniciando pela faixa etária mais velha e avançando até os mais jovens.
Vacinação da Faixa Etária de 10 a 14 Anos
Para os jovens de 10 a 14 anos, o SUS oferece gratuitamente a vacina QDenga, que possui um esquema vacinal de duas doses. O Brasil se destaca como o primeiro país do mundo a disponibilizar este imunizante no sistema público de saúde. O ministro Padilha anunciou que, a partir da aquisição de mais estoques da farmacêutica japonesa Takeda, a aplicação da vacina QDenga será ampliada para todo o país.
Inicialmente, em 2024, a QDenga foi disponibilizada para crianças e adolescentes em 2,1 mil municípios priorizados pelo governo. Com o acréscimo dos novos estoques, a vacinação será realizada em unidades básicas de saúde (UBS) de mais de 5,5 mil municípios, sendo exclusivamente para o público com idade entre 10 e 14 anos. O ministro revelou que, entre 2024 e 2025, cerca de 10 milhões de doses da QDenga já foram distribuídas e administradas no Brasil para este público infanto-juvenil.
