Nove Projetos da Bahia Recebem Aprovação Federal
A Bahia celebra a aprovação de nove projetos no âmbito do programa Agora Tem Especialistas, iniciativa promovida pelo Ministério da Saúde. Com isso, o estado poderá arrecadar mais de R$ 41,4 milhões através dos programas Pronon e Pronas/PCD. Essas iniciativas abrangem cidades como Salvador, Itabuna, Itanhém e Guaratinga, e fazem parte de um total de 188 projetos autorizados em 22 estados, além do Distrito Federal, com potencial de captação superior a R$ 652 milhões.
Na capital baiana, cinco projetos foram contemplados, enquanto Itabuna recebeu dois, Itanhém um e Guaratinga outro. As ações vão focar na atenção oncológica e nos cuidados para pessoas com deficiência. Para financiar essas iniciativas, serão utilizadas doações incentivadas de pessoas e empresas, que podem destinar até 1% do seu imposto de renda devido para cada programa aprovado.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, a aprovação desses projetos é crucial para melhorar o acesso a exames, tratamentos e reabilitação, além de promover a inclusão social e fortalecer a atenção especializada dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). As doações serão aceitas entre dezembro de 2025 e novembro de 2026, respeitando os limites anuais estipulados para cada iniciativa.
