Acordo de Participação nos Lucros para os Portuários
No dia 28 de janeiro, em homenagem ao Dia dos Portuários, o presidente da Autoridade Portuária Federal – CODEBA, Antonio Gobbo, anunciou a continuidade do acordo de Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) para os colaboradores da Companhia. Este será o terceiro ano consecutivo que os trabalhadores receberão este benefício, fruto de um pacto firmado entre os representantes dos três sindicatos que abrangem a categoria: o Sindicato Unificado dos Trabalhadores nos Serviços Portuários do Estado da Bahia (SUPORT-BA), o Sindicato dos Portuários de Candeias – Bahia (SPC-BA) e o Sindiportil. O acordo tem validade fiscal de 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2026, com o pagamento programado para o ano de 2026.
“O nosso objetivo central com este acordo é incentivar a participação ativa dos trabalhadores na gestão da empresa, garantindo que eles sejam reconhecidos pelos resultados que a CODEBA alcança anualmente. Esta iniciativa é fundamental para assegurar a sustentabilidade econômica, financeira e operacional da CODEBA, além de reforçar a sua relevância para a economia e o desenvolvimento do país, como prestadora de um serviço público essencial e como Autoridade Portuária”, afirmou Antonio Gobbo.
No acordo, estão estabelecidas diversas metas a serem atingidas, incluindo indicadores relacionados à sustentabilidade, desempenho financeiro e operacional, além da melhoria do índice de desenvolvimento ambiental da companhia. Essas metas refletem diretamente as atividades da CODEBA. O pacto ainda estabelece diretrizes de gestão para otimizar a execução orçamentária da empresa, visando atender melhor às necessidades da população. Assim, ao longo do período de validade do acordo, a distribuição dos resultados será realizada em 2026, considerando as metas e indicadores acordados.
Comemorações e Importância Histórica
Em celebração ao Dia do Portuário, uma missa foi realizada na manhã de 28 de janeiro na área operacional do Porto de Ilhéus, contando com a presença de aproximadamente cem trabalhadores. O gerente do Porto de Ilhéus, Gilberto Rodrigues, enfatizou a importância histórica da data, relembrando a Abertura dos Portos às Nações Amigas, um marco essencial para o desenvolvimento econômico do Brasil.
Durante seu discurso, Gilberto ressaltou que, ao discutir desenvolvimento, PIB e balança comercial, é imprescindível reconhecer o papel estratégico dos portos na logística nacional. Ele também apontou a relevância do ato religioso para valorizar a categoria dos portuários e fortalecer o sentimento de união e reconhecimento entre os trabalhadores do Porto de Ilhéus.
“Não existe infraestrutura que funcione sem seu principal ativo: as pessoas. Temos muito orgulho do trabalho desenvolvido pelos portuários, que são responsáveis por movimentar cerca de 95% das riquezas do país. Este é um reconhecimento ao esforço diário que sustenta a economia brasileira”, concluiu Gilberto Rodrigues.
