Parceria Inovadora na Educação
Na manhã desta segunda-feira (9), o Sebrae e o Serviço Social da Indústria (Sesi) formalizaram uma parceria que promete intensificar as ações voltadas à educação científica e ao empreendedorismo na Bahia. A cerimônia de assinatura do convênio ocorreu na sede do Sebrae Bahia, localizada no bairro Costa Azul, em Salvador. O ato contou com a presença do superintendente do Sebrae, Jorge Khoury, do presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos, e do diretor-superintendente do Sesi, Armando Neto.
As atividades conjuntas serão implementadas nas escolas da rede Sesi em todo o estado. Jorge Khoury expressou seu entusiasmo pelos resultados já obtidos na educação empreendedora. “Incorporar a cultura empreendedora nas salas de aula é fundamental para preparar os jovens desde cedo, seja para atuarem como empreendedores ou como colaboradores em empresas”, afirmou Khoury, que também mencionou o lançamento, previsto para 2025, da Faculdade Sebrae Polo Bahia.
Empreendedorismo no Currículo Escolar
O presidente da Fieb, Carlos Henrique Passos, destacou a necessidade de integrar o empreendedorismo de forma transversal nos currículos escolares, respeitando as particularidades de cada região. “A Bahia é composta por diversas realidades e visões. Portanto, é vital que estejamos atentos às características locais para alcançarmos resultados efetivos”, enfatizou Passos.
A nova parceria faz parte de um plano de trabalho inovador que busca conectar iniciação científica, inovação e empreendedorismo. A gerente da Unidade de Educação Empreendedora, Janaína Neves, recordou que o programa de Educação Empreendedora já possui 13 anos e tem ampliado suas parcerias com instituições como Senai, Senar e Sesc, além do Sesi. “Estamos buscando ainda mais colaborações com institutos federais para fortalecer o ensino médio técnico. Nos municípios, já estabelecemos uma agenda consistente”, destacou.
Innovação Através da Colaboração
Fernando Moutinho, responsável pelo convênio no Sesi, também ressaltou o aspecto inovador da colaboração. “Para vislumbrarmos uma indústria inovadora, precisamos investir nas pessoas. Estamos unindo o que o Sesi faz de melhor com a expertise do Sebrae”, explicou. José Soares, gestor do programa de Educação Empreendedora do Sebrae, que apresentou o projeto durante o evento, afirmou que a proposta está alinhada com diretrizes nacionais de parcerias com o Sistema S. “Essa iniciativa une a educação científica ao que o Sebrae faz de melhor na educação empreendedora”, comentou.
O plano de trabalho prevê a realização colaborativa de programas, trilhas formativas, eventos e ações estruturantes, incluindo o Programa Educação Científica Empreendedora, focado na pré-aceleração de projetos inovadores, além do Demoday para apresentação de pitches e integração com o ecossistema de inovação. A participação em eventos como o Festival Sesi de Ciência, Tecnologia e Inovação e a FENIC também está programada. Espera-se ainda a implantação do Hub SESI Bahia de Educação em 2026, que servirá como espaço de pré-incubação e conexão com startups e universidades.
Formação e Inclusão no Ensino
O convênio também contempla a formação continuada de professores e gestores em educação empreendedora, além do incentivo à participação de alunos em desafios e prêmios como o Desafio Liga Jovem e o Prêmio Educador Transformador. Inclui, ainda, ações de inclusão, como a Trilha de Empreendedorismo Feminino.
No ato de assinatura, estiveram presentes também o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Bahia, Vitor Lopes, o gerente do Sesi, Marcelo Figueiredo, e a superintendente de Educação do Sesi, Clessia Lobo.
