Demanda Energética em Alta
A Neoenergia Coelba registrou um impressionante aumento de até 30% na demanda por energia nas regiões litorâneas da Bahia durante o Réveillon. Um estudo conduzido pela empresa analisou o consumo energético, comparando o período festivo com uma semana comum. Os resultados mostram um incremento significativo de 700 megawatts, volume que equivale a toda a demanda de energia da cidade de Feira de Santana, por exemplo.
Embora o crescimento no consumo tenha sido considerável, a Neoenergia Coelba também reportou uma redução de 13% nas ocorrências relacionadas a falhas no fornecimento. Segundo a companhia, essa diminuição se deve aos investimentos estratégicos realizados nos últimos anos, que visam garantir a qualidade do serviço.
Locais de Maior Demanda
As áreas que apresentaram o maior aumento no consumo de energia durante o Réveillon incluem:
- Caraíva (31%);
- Mucuri (24%);
- Itamaraju (23%);
- Praia do Forte (23%);
- Trancoso (21%);
- Boipeba (21%).
Esses locais, conhecidos por suas festividades de grande porte, não só viram um aumento na demanda por energia nos eventos, mas também nos comércios e na rede de hospedagens.
Preparação para o Verão
Visando atender ao esperado aumento de consumo durante o verão, que promete trazer altas temperaturas, a Neoenergia Coelba implementou um esquema especial de monitoramento e reforço operacional. Para isso, foram investidos R$ 294 milhões em melhorias em regiões turísticas, incluindo o litoral e a Chapada Diamantina. No Litoral Norte, foi entregue uma nova linha de alta tensão, que triplicou a capacidade de abastecimento da região, enquanto no sul, quatro subestações foram ampliadas para garantir a eficiência no fornecimento de energia.
“Os resultados do Réveillon demonstram que nossas ações e investimentos foram bem direcionados. O plano operativo elaborado para este período, com reforço de equipes, assegurou um atendimento rápido a ocorrências pontuais. Continuamos mobilizados para garantir que o Verão na Bahia tenha a melhor energia”, declarou Thiago Martins, superintendente Técnico da Neoenergia Coelba.
