Casos de Mpox na Bahia
Na última quinta-feira (19), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou dois diagnósticos de Mpox entre janeiro deste ano e a data mencionada. Um dos casos foi identificado em Vitória da Conquista, região sudoeste do estado. A paciente, uma mulher que não reside na cidade, recebeu atendimento no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). De acordo com informações fornecidas pela prefeitura local, ela está em isolamento e apresenta uma boa resposta ao tratamento.
O segundo paciente, natural de Osasco (SP), teve a infecção confirmada após buscar atendimento em uma unidade de saúde de Salvador. Além destes dois casos já confirmados, a Sesab está investigando mais dois possíveis diagnósticos, enquanto três outros foram descartados após a realização de testes. É importante ressaltar que nenhum dos registros ocorreu durante o período de Carnaval, o que tranquiliza as autoridades em relação a um possível surto durante as festividades.
Entendendo a Mpox
A Mpox é uma infecção viral que pertence à mesma família do vírus da varíola, conhecida por sua alta transmissibilidade. A principal forma de transmissão ocorre através do contato direto com a pele de indivíduos infectados, especialmente quando há presença de lesões. Além disso, a infecção pode ser transmitida por meio do contato com secreções ou pelo compartilhamento de objetos pessoais, como toalhas e roupas.
Os sintomas da Mpox são variados e incluem febre, dores de cabeça e musculares, sensação de fraqueza, inflamações nos nódulos linfáticos e lesões cutâneas que se iniciam no rosto e podem se espalhar pelo corpo, principalmente nas mãos e pés. O tratamento para a Mpox é focado no alívio dos sintomas e na prevenção de complicações. Até o presente momento, não há medicamentos específicos aprovados para o tratamento da doença.
As pessoas infectadas devem manter-se em isolamento até que todas as lesões estejam completamente cicatrizadas, levando um período que pode variar entre duas a quatro semanas. A vigilância e o cuidado com a saúde pública são essenciais para prevenir a disseminação do vírus e proteger a população.
