Celebrações e Ações para o Futuro da Cultura
A Fundação Pedro Calmon (FPC) completa quatro décadas de atuação e, ao longo desse tempo, firmou-se como um elemento fundamental para o Governo do Estado da Bahia. Ligada à Secretaria Estadual de Cultura (SecultBA), a instituição tem sido responsável por articular e implementar políticas voltadas à promoção do livro, da leitura, das bibliotecas e da preservação da rica memória cultural e histórica da Bahia. Com sua criação em 29 de abril de 1986, a FPC dá início às festividades de seu 40º aniversário no dia 22 de janeiro, com um evento que apresentará um calendário repleto de inaugurações, modernizações, eventos formativos e outras entregas voltadas ao fortalecimento das políticas culturais da região.
O evento ocorrerá na Biblioteca Central do Estado da Bahia, a partir das 18h30, e contará com a presença de autoridades, representantes de instituições e membros da sociedade civil. O diretor-geral da FPC, Sandro Magalhães, enfatizou a importância dessa celebração: “Os 40 anos da Fundação Pedro Calmon não representam apenas um marco institucional, mas também a reafirmação de um compromisso público com o fortalecimento de bibliotecas, arquivos e espaços dedicados à memória, além da promoção do livro e da leitura na Bahia, que são fundamentais para a cidadania e o desenvolvimento social”, destacou.
Programação Especial para os 40 Anos
A festa de aniversário será animada pela apresentação do Quarteto da Orquestra Meninas de Coité. Além disso, haverá intervenções institucionais do secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, e do próprio Sandro Magalhães, que detalharão as ações em comemoração aos 40 anos da FPC. O evento ainda conta com a programação “Conversando com a Sua História – edição especial 40 anos”, que reunirá ex-gestores da instituição, como Claudius Portugal e Andréa Montenegro, sob a mediação de Walter Silva, diretor do Centro de Memória da Bahia. Para encerrar a celebração, a cantora Sátyra Carvalho promete um show vibrante.
Iniciativas Futuras da Fundação
Durante o ano de 2026, a Fundação Pedro Calmon planeja implementar uma série diversificada de ações comemorativas. Este cronograma incluirá atividades de formação, encontros, fóruns, festivais, inaugurações, reformas em equipamentos culturais, lançamentos de obras, exposições, concursos, produções audiovisuais, criação de memoriais, além de pesquisas e iniciativas voltadas à coleta de dados e indicadores referentes ao livro, à leitura e à memória na Bahia.
Participação da Comunidade Cultural
Em abril, mês do aniversário da FPC, está previsto um grande encontro que reunirá representantes de toda a Bahia. Para viabilizar essa interação, a Fundação lançará uma consulta pública buscando a contribuição dos agentes culturais na elaboração de um evento que foque na formação e na articulação das políticas de livro, leitura e memória. Essa proposta busca alinhar-se às diretrizes estabelecidas pelo Governo do Estado, incentivando a participação ativa da sociedade na construção do futuro cultural da Bahia.
