Fortalecimento da Educação na Bahia em 2025
O Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA) consolidou em 2025 sua atuação com foco no fortalecimento e na regulamentação da educação no estado. Durante o ano, o órgão apresentou 518 processos, aprovando resoluções normativas cruciais para áreas como Educação Infantil, Educação Especial, Escolas de Governo e Educação Digital. Além disso, o CEE-BA emitiu deliberações relevantes sobre o uso de aparelhos eletrônicos nas escolas e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a área de Computação.
Este período foi também caracterizado por ações estruturantes. Entre elas, destacam-se a reformulação do Regimento Interno e a validação do Plano de Ação de Reestruturação do Ensino Médio. O CEE-BA participou ativamente na elaboração do Plano Decenal de Educação da Bahia para o período de 2025 a 2035 e estabeleceu uma cooperação técnica com o Ministério Público da Bahia visando à fiscalização da educação básica privada.
No âmbito institucional, o CEE-BA celebrou 183 anos de história. Para marcar a data, o órgão concedeu a Comenda Professor Felipe Serpa ao professor Carlos Roberto Jamil Cury e inaugurou a foto do ex-presidente Paulo Gabriel Nacif na Galeria dos Ex-Presidentes do Conselho Primaz do Brasil. O Conselho também promoveu encontros, tertúlias dialógicas e esteve presente em eventos literários através do projeto CEE Lê a Bahia, ampliando o diálogo com a sociedade e os diferentes territórios baianos.
