Expansão sustentável e foco em qualidade
A Evolua Energia, uma startup mineira especializada na geração distribuída de energia solar fotovoltaica, anunciou um investimento robusto de R$ 260 milhões para este ano. O objetivo da empresa é energizar 26 novas usinas fotovoltaicas em cinco estados do Brasil. O CEO da Evolua, Fernanco Schffner, destacou que o foco do investimento, que se estenderá até 2026, é a qualidade no atendimento e a expansão da base de clientes, com a meta de aumentar de 25 mil para 50 mil consumidores.
“Queremos nos tornar uma empresa asset light, priorizando a melhoria dos serviços e a gestão dos ativos, sem necessariamente expandir nossa base física. Planejamos novos arrendamentos que possam atender à demanda crescente”, afirmou Schffner.
Crescimento em potência instalada
A expectativa é que, ao final deste ano, a Evolua Energia atinja um total de 127 usinas energizadas, incluindo tanto as instalações próprias quanto as arrendadas de terceiros. Isso resultará em uma potência instalada de 143,1 megawatts (MW). O foco de expansão para 2023 está principalmente nas regiões do Nordeste e Centro-Oeste, onde a maioria das novas usinas será localizada. Estão previstas dez novas usinas no Piauí, quatro na Bahia, duas no Ceará, nove em Goiás e uma em Minas Gerais.
Investimentos em energia limpa e acessível
Desde o início de suas operações em 2020, a Evolua Energia já contabiliza investimentos que somam R$ 988 milhões, com a proposta de fornecer energia limpa e acessível através da geração distribuída. Ao longo de cinco anos, a empresa gerou 548 GWh de energia, abrangendo usinas próprias e locadas. Atualmente, a Evolua está presente em oito estados: Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
A Evolua Energia demonstra um compromisso sólido com a sustentabilidade e a inovação na área de energia renovável, com projetos focados em atender a demanda crescente por energia limpa, reforçando seu papel no mercado de energia solar brasileiro.
