Fluidez no Trânsito Durante o Carnaval de Salvador
Nos seis dias oficiais de Carnaval, a Superintendência de Trânsito de Salvador, conhecida como Transalvador, registrou um aumento de aproximadamente 30% no fluxo de veículos nos 16 portais de controle de acesso às áreas restritas nos circuitos da festa. Este ano, os equipamentos eletrônicos contabilizaram mais de 526 mil passagens de automóveis, um número consideravelmente superior às 410 mil passagens registradas no ano anterior.
Apesar desse crescimento na circulação de veículos, a cidade observou uma redução de 13% nas horas de congestionamento em 2026. Essa diminuição no tempo de espera no trânsito resultou em uma economia de 266 mil litros de combustível para os motoristas que precisaram se deslocar pelos circuitos da festa. Esse número corresponde a uma redução de R$ 1,6 milhão no gasto com gasolina.
“Sem dúvida, este foi um dos carnavais com o trânsito mais fluido dos últimos anos. Mesmo enfrentando um volume consideravelmente maior de veículos, conseguimos diminuir os congestionamentos por meio de um planejamento técnico eficaz, investimentos em tecnologia e monitoramento em tempo real. Nossas equipes atuaram rapidamente em ocorrências pontuais, ajustando as intervenções para garantir a fluidez e a segurança nas vias. Assim, tivemos um Carnaval mais organizado, proporcionando deslocamentos mais eficientes para moradores, trabalhadores e foliões”, afirma Diego Brito, superintendente de trânsito de Salvador.
Queda nas Reclamações e Ações de Segurança
A melhoria na fluidez do trânsito também se refletiu nas demandas dos cidadãos à Ouvidoria da Superintendência. Durante os dias de festa, o setor registrou uma queda impressionante de 50% nas reclamações, passando de 18 para apenas 9 registros de insatisfação.
Além de garantir o ordenamento do trânsito, os agentes da Transalvador adotaram medidas rigorosas para coibir práticas que poderiam aumentar os riscos à segurança viária. Durante os seis dias de celebrações, mais de 3,1 mil condutores foram abordados nas blitzes da Operação Respeite a Vida. Dentre esses, 197 motoristas foram autuados por desrespeito à Lei Seca.
As equipes da Transalvador também realizaram testes com etilômetros (bafômetros), abrangendo mais de 5 mil motoristas profissionais, incluindo taxistas, mototaxistas, motoristas de aplicativos e condutores a serviço da Prefeitura de Salvador. A boa notícia é que nenhum deles foi flagrado dirigindo após consumir bebida alcoólica, o que demonstra um compromisso crescente com a segurança no trânsito.
A gestão eficiente do trânsito durante o Carnaval de Salvador não apenas melhorou a experiência dos foliões, mas também destacou a importância de um planejamento estratégico e da utilização de tecnologia para promover a segurança e a fluidez nas vias urbanas.
