Uma Experiência Única para Famílias
O CineMaterna, projeto que visa proporcionar um espaço acolhedor para mães e seus bebês, inicia o ano de 2026 com uma exibição especial do filme Anaconda em Lauro de Freitas. Para celebrar essa estreia, as dez primeiras famílias que chegarem ao cinema terão a oportunidade de receber ingressos cortesia, reforçando o compromisso da iniciativa com a inclusão e o conforto das famílias.
A proposta do CineMaterna é oferecer um “respiro” durante as transformações que ocorrem no período da maternidade, especialmente no puerpério. O projeto utiliza o cinema como uma ferramenta de conexões, lazer e escuta, priorizando o bem-estar de adultos e crianças. No ano de 2025, entre agosto e dezembro, foram 72 adultos, entre mães, pais e responsáveis, além de 43 bebês, que participaram das sessões, evidenciando o sucesso e a relevância da iniciativa.
Ambiente Adaptado para Conforto
As sessões do CineMaterna contam com uma série de diferenciais que tornam o ambiente ainda mais acolhedor para os pequenos espectadores. O volume do som é ajustado para garantir o conforto auditivo, o ar-condicionado é regulado de maneira suave, mantendo a sala levemente iluminada, e trocadores equipados com fraldas e lenços umedecidos estão disponíveis dentro do cinema. Para os bebês que já conseguem sentar ou engatinhar, há um espaço especial na primeira fila, onde podem se divertir em um tapete, sempre sob a supervisão de seus responsáveis.
“O CineMaterna é uma organização sem fins lucrativos que, há 17 anos, promove sessões de cinema adaptadas para receber famílias com bebês de até 18 meses. O nosso principal objetivo é proporcionar apoio e acolhimento em uma fase repleta de amor, novas experiências e vulnerabilidade. Com o suporte do Parque Shopping Bahia, conseguimos oferecer um entretenimento seguro e com toda a infraestrutura necessária para as famílias de Lauro de Freitas”, destaca Mirian Rodrigues, presidente do CineMaterna.
Interação e Trocas de Experiências
A experiência proporcionada pelo CineMaterna vai além de assistir a um filme. Para Thaisa Malvar, de 29 anos e mãe de Ranara, de 1 ano e 4 meses, o projeto se tornou parte essencial de sua rotina. “Essa iniciativa tem sido muito interessante, pois permite a interação entre mães, filhos e coleguinhas no cinema. As crianças e as mães ficam à vontade. Temos momentos no tapetinho, com brinquedos, além do tempo dedicado ao filme e a interação no trocador, onde é possível compartilhar experiências com as colegas do CineMaterna. Eu venho desde agosto e não perco uma sessão. Mães, venham aproveitar!”, convida Thaisa.
Os voluntários do CineMaterna estarão presentes para receber as famílias e fornecer apoio durante toda a sessão. Após a exibição, o público é convidado a participar de um bate-papo descontraído nas proximidades do cinema, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento da rede de apoio entre mães, pais e cuidadores.
Uma Iniciativa para Todas as Idades
Embora o projeto seja voltado principalmente para bebês de até 18 meses, quando os pequeninos ainda não acompanhando os diálogos e costumam dormir durante o filme, crianças maiores também são bem-vindas, desde que as famílias respeitem a classificação indicativa, assegurando uma experiência agradável para todos os participantes. O CineMaterna se revela, assim, como um espaço de inclusão e acolhimento, onde cada sessão se transforma em um momento de alegria e compartilhamento.
