Impacto Econômico do Carnaval de Itabuna
Nesta quinta-feira (22), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) esteve presente na abertura oficial do Carnaval de Itabuna, realizado no sul da Bahia. Ao lado do vice-governador Geraldo Júnior (MDB), o governador celebrou o retorno da festividade, que ficou suspensa por quatro anos e se estenderá até o próximo domingo (25). “Estou muito feliz porque o Carnaval na Bahia é muito forte. Itabuna, com uma festa dessa, se destaca. Aqui a prefeitura realiza um carnaval grandioso com segurança, com estrutura”, afirmou Jerônimo.
Com o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur-BA), a festa promete aquecer os setores de turismo, economia e comércio local, especialmente na zona turística da Costa do Cacau. O evento conta com uma programação diversificada, reunindo 45 atrações no Circuito Beira Rio, que ocupa as avenidas Mário Padre e Aziz Maron, no bairro Góes Calmon. Entre os artistas que se apresentarão estão nomes de peso como Bell Marques, Xanddy Harmonia, Jau, Psirico, Timbalada, Durval Lelys, Tony Salles, além de bandas como La Fúria, Araketu e Guig Ghetto.
A expectativa da organização é que mais de 120 mil pessoas compareçam diariamente ao evento. A proposta é afirmar o Carnaval de Itabuna como um dos maiores eventos fora de época do Brasil, impulsionando áreas como hotelaria, alimentação, transporte e o comércio informal. Para garantir a segurança dos participantes, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) implementou um esquema especial, disponibilizando 1.135 profissionais, incluindo policiais, bombeiros e agentes do Departamento de Polícia Técnica.
