Conectividade e Cultura em Destaque
No estande da Bahia na FITUR 2026, em Madri, boas energias foram transmitidas aos visitantes, em um evento que destaca as potencialidades turísticas do estado. O DIÁRIO é mídia parceira do evento, que reúne representantes do turismo global.
Durante uma conversa no estande, Maurício Bacellar, secretário de turismo da Bahia, ressaltou a conectividade aérea da capital, Salvador, com três importantes cidades da Europa. “Atualmente, Salvador conta com voos diretos para Lisboa, com frequência diária, Madri, com quatro voos semanais, e Paris, com três voos por semana. O aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, serve como um hub de conexões internacionais da Air France, oferecendo acesso a mais de 180 destinos na Europa, Ásia e África. Essa conectividade é um facilitador para a chegada de turistas europeus de diversas regiões”, explicou Bacellar.
O secretário não deixou de destacar as singularidades de Salvador e da Bahia. “Nossa energia é única, e a cultura local, marcada pela influência das raízes africanas, se reflete na culinária e nos costumes. Estamos posicionados como um destino que é livre, democrático e acolhedor a todos os estilos de turistas, oferecendo experiências inesquecíveis com paisagens deslumbrantes e a calorosa recepção do povo baiano”, enumerou Bacellar.
Além disso, ele enfatizou que a Bahia é um destino completo, proporcionando experiências ricas em seu vasto patrimônio cultural, arquitetônico e natural. “Temos opções para todas as idades e interesses, tornando a Bahia um lugar ideal para visitar em qualquer época do ano”, completou.
Crescimento no Setor Turístico
Bacellar também abordou o impacto do novo acordo entre a União Europeia e o Mercosul, que promete impulsionar investimentos em destinos turísticos brasileiros. “O esforço para promover o estado da Bahia, aliado aos seus atrativos naturais, resultou em um aumento significativo na atração de turistas internacionais. O Brasil, em geral, recebeu mais de 9 milhões de turistas internacionais anualmente, com um crescimento impressionante de 37%. A Bahia se destacou ainda mais, registrando um aumento de 47% no número de turistas internacionais”, apontou Bacellar.
Ao final da conversa, o secretário fez um convite especial para europeus e brasileiros: “Não percam a oportunidade de vivenciar o nosso Carnaval, que é verdadeiramente incomparável em termos de energia, calor humano e axé!”. Essa chamada destaca a relevância do Carnaval baiano, reconhecido mundialmente por sua alegria e diversidade cultural.
