Reforço no Estoque de Medicamentos
O Ministério da Saúde tomou medidas imediatas para reforçar o estoque da Bahia, enviando 100 novas unidades do medicamento fomepizol após a confirmação de sete casos de intoxicação por metanol em diversas localidades do interior do estado. Com a nova remessa, o total disponível no estado agora é de 318 ampolas de etanol e 206 unidades de fomepizol. Essa distribuição é conduzida pelas autoridades estaduais, focando em regiões estratégicas como o Extremo Sul, Sudoeste, Norte e Oeste, para assegurar que o acesso ao tratamento aconteça de forma rápida e eficiente.
Os pacientes afetados já estão recebendo tratamento com as doses de fomepizol que foram enviadas anteriormente pelo Ministério. O protocolo de administração do faminepizol geralmente requer entre quatro e cinco unidades do medicamento, embora este número possa aumentar considerando o peso do paciente. Além disso, para o tratamento com etanol, são necessárias aproximadamente 30 ampolas de 10 ml para cada paciente.
De acordo com os dados mais recentes, até 8 de dezembro, a Bahia registrou um total de sete notificações relacionadas à intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas. Dentre essas notificações, dois casos foram confirmados oficialmente, quatro foram descartados e um permanece sob investigação. No tocante às fatalidades, uma morte foi confirmada, enquanto outra foi descartada, evidenciando a gravidade da situação e a necessidade de um controle rigoroso. Fotos de Paulo Pinto ajudam a ilustrar a realidade enfrentada por profissionais e pacientes neste cenário.
