Desafio em São Januário
Na noite desta quarta-feira, 11, às 21h30, o Bahia entra em campo contra o Vasco em São Januário, buscando alcançar um feito que não consegue há sete anos: vencer dois jogos consecutivos fora de casa no Campeonato Brasileiro. O último triunfo do Tricolor nessa situação foi em 2019, quando derrotou o próprio Vasco por 2 a 0, com gols de Gilberto e Nino Paraíba.
A vitória histórica sobre o Cruz-Maltino garantiu ao Bahia uma sequência positiva como visitante, algo que se destaca nas últimas cinco edições do Brasileirão nas quais a equipe participou. Após vencer o Vasco, o Tricolor seguiu com um novo triunfo fora de casa, derrotando o Atlético-MG por 1 a 0 na Arena Independência, novamente com gol de Gilberto.
A importância de vencer fora
É relevante observar que, em um formato de pontos corridos, o Bahia não tem sido conhecido por emendar vitórias consecutivas fora de seus domínios. Em 13 edições do Campeonato Brasileiro sob esse formato, o clube conseguiu registrar triunfos seguidos como visitante apenas em cinco ocasiões. Os anos de 2011 a 2019 foram marcados por algumas dessas raras sequências:
- 2019 – Atlético-MG e Vasco
- 2017 – Ponte Preta e Atlético-MG
- 2013 – Náutico e Cruzeiro
- 2012 – Santos e Vasco
- 2011 – Fluminense e Athletico-PR
Em busca de reabilitação
Se conquistar a vitória sobre o Vasco, o Bahia terá a oportunidade de deixar para trás o desempenho insatisfatório que caracterizou a campanha da equipe sob o comando de Rogério Ceni na temporada passada. Em 2025, o Tricolor teve um desempenho decepcionante fora de casa, acumulando dez partidas sem vencer, sendo sete derrotas e três empates. Contudo, neste ano, os resultados têm sido mais animadores.
Além da vitória na estreia contra o Corinthians, o Bahia também superou o principal rival, o Vitória, no Barradão. Após o Ba-Vi, Rogério Ceni elogiou a atitude do seu time, afirmando: “Esse time não tem medo de jogar em lugar nenhum”. Essa confiança é fundamental para enfrentar o Vasco e buscar a segunda vitória consecutiva.
