Serviços Essenciais Para Foliões
No último domingo (8), durante a segunda edição do Fuzuê, parte das festividades do pré-Carnaval de Salvador, os módulos assistenciais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizaram um total de 64 atendimentos aos foliões no circuito Orlando Tapajós, que abrange as regiões de Ondina e Barra. Desses atendimentos, 50 foram realizados no Módulo do Farol da Barra, onde os profissionais prestaram 47 atendimentos clínicos, além de dois cirúrgicos e um de enfermagem. Quatro pacientes, devido à gravidade dos casos, foram transferidos para unidades fixas de retaguarda.
No Módulo Morro do Gato, foram contabilizados 14 atendimentos, sendo 12 clínicos, um cirúrgico e um ortopédico, todos resolvidos no local, sem necessidade de transferência. Os principais motivos de procura nos módulos foram cefaleia, náusea, vômito e lesões cutâneas.
Um dado significativo é que 60 dos 64 atendimentos foram solucionados nas próprias estruturas instaladas durante o evento, resultando em uma impressionante taxa de resolutividade de mais de 93%. Essa atuação permite que os foliões recebam assistência imediata e contribui para evitar sobrecarga nas unidades fixas da rede de saúde municipal. Os módulos são responsáveis por oferecer serviços de primeiros socorros, curativos, pequenas suturas, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia e outros procedimentos de urgência e emergência.
