Uma Celebração de Ritmos e Emoções
Durante uma performance animada em cima de um trio elétrico, Aline Calixto revelou uma notícia que deixou seus fãs em êxtase: ela está grávida de quase três meses. “Não dá mais para ficar pulando tanto”, brincou a artista, que também se emocionou ao testemunhar dois pedidos de casamento entre foliões que se conheceram durante o desfile. Contudo, nem tudo foram flores. Aline enfrentou desafios, como quando precisou chamar uma ambulância para ajudar uma mulher que se acidentou em um bueiro aberto no meio do percurso.
“De pé no bueiro a cueca voando em cima de mim, já teve de tudo um pouco, mas não me joguem mais cueca porque eu vou xingar muito”, alertou Aline, misturando seriedade e descontração em sua participação no Interessa Podcast, transmitido ao vivo pelos canais de O TEMPO no YouTube. A gravação já está disponível nas principais plataformas de áudio.
O Bloco da Calixto e Seu Tema Inovador
Este ano, o famoso “Bloco da Calixto” acontece no próximo sábado (14/2), e traz como tema uma mistura irresistível que remete à música “Minas com Bahia”, de Chico Amaral, interpretada por Daniela Mercury e Samuel Rosa em 1997. Aline explica que a proposta vai muito além da axé music, embora este gênero seja emblemático do Carnaval baiano. “É um universo gigantesco, não vou ficar só na axé music, embora ela seja a cara forte do Carnaval baiano, mas não serei redutora”, ressalta a cantora, que promete incluir ritmos como samba-reggae, pagodão baiano e samba duro na festa.
A conexão com Minas Gerais será destacada pela forte presença da percussão, comum em ambas as culturas. “Com esse elã dos tambores, Aline promete transformar Vander Lee em samba-reggae. “Vai funcionar!”, garante. E, para apimentar ainda mais a mistura, ela promete trazer o tempero de artistas como Caetano Veloso, Luiz Caldas, BaianaSystem, Luedji Luna, Jota Quest e Marina Sena.
Convidados Especiais e Preparativos Intensos
Gabriel de Moura, vocalista e fundador do bloco afro-periférico OriSamba, será um dos convidados de honra, apresentando a canção autoral “Uai Mainha”. Aline, que também irá pular no cortejo do OriSamba no domingo (15), destaca a importância de celebrar a diversidade na música. “É um jargão ótimo para o tema do bloco deste ano, pensando essa mistura em toda a sua amplitude”, comenta entusiasmada.
Na segunda-feira de Carnaval (16), Aline ainda estará na ativa com o bloco Havayanas Usadas, que foca nos grandes sucessos da axé music dos anos 80 e 90. “Estou sempre pensando no próximo Carnaval, e essa intensidade é um dos trabalhos mais árduos que tenho”, revela a artista, que se dedica a se preparar fisicamente para os dias de folia. “A partir de outubro, intensifico a minha rotina de exercícios físicos, aeróbicos, com musculação, natação. Durante a semana do Carnaval, minha alimentação é mais robusta, porque a queima calórica é intensa, e chego a perder de 3 a 4 quilos no trio”, explica.
Uma Homenagem à Tradição e à Sustentabilidade
Aline, que também desenha os figurinos usados no Carnaval, expressa orgulho de sua formação como costureira ao lado da mãe. “Ela nos ensinou sobre sustentabilidade, então sempre buscamos reaproveitar tecidos e insumos”, destaca. A cantora compartilha que é apaixonada pelo Carnaval desde criança e frequentemente recorda dos momentos em que seus pais a levavam para brincar nas ruas de Belo Horizonte, onde começou a se apaixonar pela festa.
Nos últimos anos, Aline tem trabalhado a temática de seu bloco de maneira inovadora e criativa. Desde 2014, quando lançou o “Baile da Calixto”, Aline tem brindado os foliões com temas memoráveis como “África de Todos os Deuses” e “Solte Suas Feras”. Ela enfatiza que seu bloco é como um multiverso musical, onde “cabe de tudo um pouco”. A cada novo Carnaval, sua mente borbulha com ideias, e ela encontra inspiração nas mais diversas fontes, até mesmo na cultura popular. “É tudo uma grande festa, e a interação com o público é o que mais amo. Quando canto em uníssono com os foliões, não tem preço”, conclui Aline, refletindo sobre a magia do Carnaval.
