Expectativas para um Novo Futuro na Bahia
Na manhã desta quinta-feira (15), o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, atual vice-presidente nacional do União Brasil, participou da Lavagem do Bonfim, uma das maiores festas populares da Bahia, apenas atrás do Carnaval. A celebração atraiu milhares de devotos e turistas que se reuniram em frente à igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, antes de realizar a tradicional caminhada de aproximadamente oito quilômetros até a Colina Sagrada.
“Acompanho esta festa há mais de 30 anos, movido pela minha fé e amor à Bahia. Estou aqui para agradecer ao Nosso Senhor do Bonfim e pedir proteção para todos os baianos e brasileiros. É com alegria que estou ao lado do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, um grande político do União Brasil, do prefeito Bruno Reis, de minha filha Lívia e de muitos amigos e correligionários”, declarou Neto, que também preside a Fundação Índigo.
Em uma entrevista logo após sua chegada à igreja, ACM Neto expressou sua convicção de que 2026 será um ano marcante para a Bahia. “Vejo este ano como um marco que iniciará a construção de um novo tempo, um futuro mais promissor e uma nova história para os baianos. Tenho plena fé nessa transformação e, se Deus quiser, faremos nossa parte para que isso aconteça”, ressaltou.
Neto também comentou sobre a estratégia da oposição, afirmando que a apresentação da chapa deve ocorrer apenas em março. “Não há motivos para antecipar isso. Estamos em diálogo com partidos e lideranças. Ao contrário do PT, que não consegue separar o que é público do que é partidário, e tenta impor uma chapa com todos os candidatos do partido. Se isso se concretizar, será um erro, pois a população baiana anseia por mudança; ninguém suporta mais as mesmas promessas e desculpas vazias”, destacou.
A Lavagem do Bonfim, reconhecida como Patrimônio Imaterial do Brasil, tem suas origens em 1745, com a chegada da imagem do Senhor do Bonfim à Bahia. Em 2026, quando a festa completará 281 anos, o evento terá como tema “O Exército do Ministério Público de Jesus, o amado Senhor do Bonfim”.
