Audiência Marcada para Investigação de Fraudes Financeiras
Nesta quarta-feira, dia 24, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a realização de uma audiência de acareação entre os principais envolvidos no caso Banco Master. Os participantes incluem o sócio da instituição, Daniel Vorcaro, o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, e o diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino. Esta audiência está agendada para o dia 30 de dezembro, às 14h, e será realizada por videoconferência.
A medida é um desdobramento da investigação que apura fraudes financeiras que podem ter movimentado a impressionante quantia de R$ 17 bilhões por meio da emissão de títulos de créditos falsos. Os envolvidos estão sendo investigados pela Polícia Federal desde 2024, no contexto da Operação Compliance Zero, que foi deflagrada no dia 18 de novembro de 2025.
Na ocasião da operação, Daniel Vorcaro foi preso no Aeroporto de Guarulhos (SP), um dia após a Fictor Holding Financeira ter anunciado a intenção de adquirir o Banco Master, que havia sido liquidado extrajudicialmente. Além de Vorcaro, outros sócios da instituição, como Augusto Ferreira Lima, Luiz Antonio Bull, Alberto Feliz de Oliveira e Angelo Antonio Ribeiro da Silva, também foram detidos. Contudo, todos esses indivíduos foram autorizados pela Justiça Federal a responder em liberdade, sob a condição de usarem tornozeleiras eletrônicas e respeitarem algumas restrições, como a proibição de exercer atividades no setor financeiro, manter contato com outros investigados e deixar o país.
O ministro Toffoli é o relator deste caso no STF, que atualmente tramita em sigilo. A decisão de transferir o caso para o Supremo foi motivada por um pedido da defesa de Vorcaro, que argumentou a necessidade de conduzir a investigação pela Corte em razão da citação de um deputado federal, que possui foro privilegiado. Com isso, o caso ganha uma nova dimensão, envolvendo figuras importantes e levantando questões sobre a operação do sistema financeiro no Brasil.
O desdobramento dessa situação não apenas chama a atenção da mídia, mas também gera preocupações sobre a integridade do sistema bancário e a confiança do público nas instituições financeiras. Aguardamos agora os desfechos dessa audiência e os efeitos que isso terá nas vidas dos envolvidos e no setor como um todo.
