Processo de Renovação de Matrícula
Os estudantes da rede estadual da Bahia precisam renovar suas matrículas para o ano letivo de 2026 entre os dias 17 e 28 de novembro. O procedimento será realizado presencialmente nas escolas e abrange todos os alunos que já fazem parte da rede pública estadual.
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) ressalta a importância deste processo, especialmente para aqueles que pretendem mudar de instituição de ensino. Para garantir a continuidade da vaga, a ausência da manifestação do estudante ou de seus responsáveis será considerada como um sinal de que há interesse em manter a matrícula atual. Assim, a renovação será feita automaticamente, evitando transtornos futuros.
Para efetuar a renovação, o estudante ou, no caso de alunos com menos de 16 anos, o responsável, deve se dirigir à secretaria da escola. Durante a visita, é necessário seguir alguns passos:
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- Assinar a lista de renovação;
- Informar a intenção de permanecer na mesma unidade;
- Atualizar dados pessoais, como endereço, telefone e e-mail;
- Apresentar documentos pendentes, se houver.
A SEC orienta que os alunos não deixem para os últimos dias a realização deste procedimento, a fim de evitar filas e garantir tempo suficiente para resolver possíveis pendências. Essa recomendação é especialmente válida, considerando a demanda que pode surgir nos últimos dias do período estipulado.
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Fonte: edemossoro.com.br
Vale ressaltar que este período de renovação é exclusivo para os alunos que já estão matriculados na rede estadual. Pais e responsáveis que desejam matricular novos alunos devem aguardar a divulgação de um calendário específico, que trará informações sobre o processo de matrícula para os novos estudantes.
Manter-se informado sobre esses prazos e procedimentos é essencial para garantir a continuidade dos estudos e uma gestão escolar tranquila. A SEC está disponível para tirar dúvidas e oferecer suporte a todos os envolvidos nesse importante momento do calendário escolar.
