Conquistadores do Bahia Juniors Cup
Salvador (BA) – Neste domingo, foram anunciados os campeões da 40ª edição do Bahia Juniors Cup, um dos torneios de tênis mais tradicionais do Brasil, realizado no Clube Bahiano de Tênis. A paulista Nathalia Tourinho e o mato-grossense Livas Damazio mostraram seu talento e garra ao conquistarem os títulos da competição, que faz parte do circuito ITF J100.
No torneio feminino, Nathalia Tourinho, a principal favorita, confirmou seu status ao vencer a paulista Clara Borrasca com parciais de 6/3 e 6/4. Com apenas 14 anos, ela conquista seu segundo título no circuito mundial juvenil da ITF, um marco que promete alavancar ainda mais sua carreira. Atualmente classificada como 214ª no ranking da Federação Internacional de Tênis, Tourinho deverá, a partir de segunda-feira, fazer sua estreia no top 200 do mundo.
O evento foi ainda mais especial para Tourinho, que teve a família presente para aplaudir sua vitória. Ela é neta de Luis Tarquínio, um dos idealizadores do torneio. “Estou muito feliz, joguei na minha casa, na frente da minha família, foi uma sensação incrível”, declarou a jovem campeã. Além do título individual, ela também se destacou nas duplas, onde formou parceria com Maria Fernanda Lopes.
No masculino, Livas Damazio levou a melhor em uma final totalmente cuiabana contra o amigo Leonardo Storck, que ocupa a 105ª posição no ranking. Livas venceu por 3/6, 6/1 e 6/4, conquistando assim seu segundo troféu e o mais valioso até agora. Com apenas 15 anos e classificado como 242º, ele também deverá alcançar a marca dos 200 melhores tenistas do mundo.
“Foi uma semana muito boa. Depois de voltar do Mundial, minha confiança aumentou. No início do torneio, estava um pouco tenso, mas fui elevando meu nível de jogo. Ser campeão desse torneio foi uma experiência de vida que me ensinou a continuar sendo eu dentro de quadra e me deixar confiante para os próximos desafios”, comemorou Livas. Vale ressaltar que o vice-campeão Storck fez uma boa campanha e também obteve sucesso na categoria de duplas, onde se sagrou campeão ao lado de Henrique Vialle.
O Bahia Juniors Cup é um torneio de grande relevância no cenário nacional, já tendo sido palco de conquistas históricas. Em 2021, João Fonseca levantou seu primeiro título de ITF na competição. Em edições anteriores, Thiago Wild teve uma vitória memorável em 2017 ao derrotar o argentino Sebastian Baez, enquanto o renomado Gustavo Kuerten foi campeão na categoria de 16 anos em 1993, tornando-se um ícone do tênis brasileiro.
