Três Candidatos ao Cargo de Procurador-Geral de Justiça
O Ministério Público da Bahia (MPBA) concluiu a seleção de candidatos a procurador-geral de Justiça, enviando uma lista com três nomes ao governador do estado. O atual procurador-geral, Pedro Maia, está na corrida pela recondução ao cargo para o biênio 2026-2028. Com o mandato iniciado em 2024 e prevendo encerramento no próximo ano, Maia busca garantir sua continuidade à frente do órgão.
Juntamente com Maia, o promotor de Justiça André Luís Lavigne Mota, que atualmente ocupa o cargo de secretário-geral do MPBA, também é um dos candidatos. O terceiro nome na lista é Luís Alberto Vasconcelos Pereira, promotor de Justiça e secretário-geral adjunto na gestão vigente do MPBA. Antes de sua atuação no Ministério Público, Luís Alberto exerceu funções como delegado de Polícia em Sergipe e defensor público da União (DPU).
Os três candidatos agora aguardam a decisão do governador, que detém a palavra final na escolha do próximo líder do MP baiano. Embora a escolha formal seja da chefia do Executivo, a Associação dos Membros do Ministério Público da Bahia (Ampeb) manifesta a expectativa de que o nome que receber mais votos entre os membros do órgão seja o indicado para o cargo. Essa prática, segundo a associação, reforça a representatividade e a democracia interna do Ministério Público.
As expectativas em relação a essa escolha são altas, já que o procurador-geral exerce um papel crucial na defesa dos interesses da sociedade e na atuação do Ministério Público na supervisão e promoção da justiça no estado. A escolha do novo procurador-geral de Justiça da Bahia poderá influenciar significativamente as diretrizes e políticas a serem adotadas pelo MPBA nos próximos anos.
