Operação Simultânea e Resultados Impressionantes
O Porto de Ilhéus atingiu um marco significativo ao realizar, simultaneamente, o carregamento de dois navios de longo curso. O primeiro, o Snoekgracht, trouxe 10.109,648 toneladas de níquel oriundo de Itagibá, na Bahia, com destino a Pori, na Finlândia. Já o segundo navio, Irene, transportou 9.355,405 toneladas de carga de Araçuaí, em Minas Gerais, com destino a Zhenjiang, na China. Essa operação reflete não apenas a eficiência, mas também a forte capacidade operacional do porto, localizado no sul da Bahia.
Todos os berços do Porto de Ilhéus estavam 100% ocupados, evidenciando a plena utilização de sua capacidade instalada. Esse resultado é fruto de investimentos estruturais significativos promovidos pela Diretoria da Codeba, com destaque para a obra de dragagem que melhorou a segurança e eficiência nas manobras de atracação, além de otimizar a operacionalidade do porto.
Leia também: Crescimento Econômico da China Enfrenta Desaceleração no 3º Trimestre
Fonte: reportersorocaba.com.br
Leia também: Câmara Aprova a Criação da Política Nacional de Economia Circular: Um Marco para a Sustentabilidade
Fonte: amapainforma.com.br
Crescimento nas Receitas e Relevância Estratégica
Com essas operações, o Porto de Ilhéus acumulou um total impressionante de 202.886 toneladas movimentadas entre janeiro e setembro de 2025, o que representa um crescimento notável de 74% nas receitas operacionais. De acordo com Gilberto Rodrigues, gerente do Porto, esse desempenho fortalece a posição do Porto nas receitas globais da Autoridade Portuária Federal da Bahia, que atingiram 8% no mesmo período, consolidando a importância estratégica e a viabilidade econômica do local.
Leia também: Acre se Destaca como Rota Estratégica em Encontro Brasil-China no Rio de Janeiro
Fonte: acreverdade.com.br
Leia também: Governo de Minas Inicia Construção de Ponte Sobre o Rio Paranaíba e Rio Casca
Fonte: soudebh.com.br
O Porto de Ilhéus, que é totalmente público, reafirma seu papel como um instrumento vital para o fortalecimento econômico da região. Todos os investimentos realizados foram com recursos próprios da CODEBA, evidenciando o comprometimento e a visão da gestão atual da Autoridade Portuária na Bahia em transformar o porto em um vetor de progresso econômico e social para o Sul do Estado. Essa transformação está em plena sintonia com sua função pública e estratégica, beneficiando não apenas a economia local, mas também contribuindo para o desenvolvimento social da região.
