Um Encontro de Identidade e Inovação
O Afropunk se consolida como um espaço muito mais do que um simples festival; é um autêntico território de identidade, criatividade e afeto. Em 2025, ao completar duas décadas como o maior movimento global de celebração da cultura negra, o evento retorna a Salvador nos dias 8 e 9 de novembro. O objetivo é reafirmar narrativas, estimular diálogos e abrir caminhos para futuros promissores.
Neste ambiente vibrante, o Sebrae se destaca com a participação de 10 empreendedores negros, que terão a oportunidade de expor seus negócios na feira do evento. Este grupo é composto por empresários que receberam apoio do Sebrae na Bahia e que fazem parte da chamada Feira das Pretas. Além disso, a instituição vai apresentar um espaço interativo, que inclui um quiz e brindes exclusivos para os visitantes.
“Participar do festival é uma forma de reconhecer que o empreendedorismo negro não apenas existe, mas é também pulsante, diverso e essencial para o desenvolvimento do país. Ele representa a presença e a escuta, além de construir pontes e ampliar oportunidades reais,” destaca Fau Ferreira, gestora nacional de Afroempreendedorismo do Sebrae.
Leia também: Expo Favela Pará 2025: Cultura e Empreendedorismo em Debate na Abertura do Evento
Fonte: amapainforma.com.br
Leia também: Expo Favela Pará 2025: Cultura e Empreendedorismo em Destaque no Primeiro Dia
Fonte: acreverdade.com.br
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae, com base nos dados da PNAD Contínua Anual, revela que há mais de 16 milhões de empreendedores negros no Brasil. Em 2024, essa população de empresários alcançou um recorde histórico de renda domiciliar per capita. Contudo, a realidade ainda é desafiadora: a renda média total dos donos de negócios negros é 35,7% inferior à dos empresários brancos. Nesse cenário, iniciativas como a participação do Sebrae no Afropunk se tornam fundamentais para combater e reduzir essas disparidades.
“A presença do Sebrae no evento reafirma nosso compromisso com o Programa Plural, que visa ampliar o suporte e o atendimento a empreendedores de grupos historicamente sub-representados,” complementa Fau. Ela enxerga essa iniciativa como um reconhecimento da força econômica, cultural e social do empreendedorismo negro. “Estamos no Afropunk para fortalecer trajetórias, apoiar sonhos e garantir que esses negócios tenham as condições necessárias para crescer, se conectar e ocupar espaços que sempre foram seus por direito,” conclui.
Programação do Afropunk Brasil 2025
Leia também: BNDES Garagem: Novo Ciclo Atraí Mais de 1.800 Startups em Temas de Impacto Social
Fonte: reportersorocaba.com.br
A programação do Afropunk Brasil 2025 promete ser vibrante, reunindo mais de 30 atrações em cerca de 26 horas de celebração da cultura negra, com a diversidade musical como principal fio condutor. Artistas renomados, tanto nacionais quanto internacionais, vão se apresentar, incluindo nomes como Jorja Smith, Liniker e Péricles.
Além das apresentações, o festival oferece uma rica programação que abrange arte, moda e performance, criando um ambiente de encontro para a comunidade celebrar e estabelecer conexões. O público terá a chance de visitar uma feira de expositores, onde poderá conhecer e adquirir produtos de empreendedores negros, além de explorar experimentações de moda, arte urbana, intervenções visuais e espaços voltados para o bem-viver.
