Saúde e Prevenção no Carnaval da Bahia
Durante os dias de folia em Salvador, Brumado e Porto Seguro, o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), promoveu uma importante ação de saúde que resultou na distribuição de mais de 400 mil preservativos. A iniciativa faz parte de um esforço para garantir a saúde e o bem-estar dos foliões, oferecendo também testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e suporte médico aos participantes da maior festa de rua do mundo.
No Carnaval de Salvador, desde o início dos festejos, foram realizados 4.413 testes. Os resultados mostraram 6 casos positivos para HIV, 81 para sífilis, 1 para hepatite B e 8 para hepatite C. Dentre as pessoas diagnosticadas com sífilis, 17 iniciaram tratamento imediatamente. Já os que testaram positivo para HIV foram encaminhados para consultas com especialistas em infectologia e tratamento adequado. Em Brumado, embora o carnaval tenha durado apenas um dia, foram realizados 1.140 testes, com 21 registros de sífilis e um tratamento iniciado no local. Em Porto Seguro, 638 testes foram feitos, revelando dois casos de HIV, um de hepatite C e nove de sífilis, com uma pessoa também iniciando tratamento.
Além dos preservativos, a ação contemplou a distribuição de 640 autotestes para HIV, 222 PEPs (Profilaxia Pós-Exposição) e 238 PrEPs (Profilaxia Pré-Exposição). A Secretaria de Saúde estruturou um esquema robusto de prevenção, com distribuição de preservativos, tanto internos quanto externos, nos postos de testagem, além de ações itinerantes que acompanharam os circuitos da folia. Em Salvador, os postos foram estrategicamente localizados em pontos turísticos, como o Mercado Modelo, bem como em áreas de mobilidade, incluindo o Aeroporto Luís Eduardo Magalhães e o Terminal Marítimo.
A secretária da Saúde, Roberta Santana, destacou a importância do suporte oferecido pela Sesab durante o Carnaval. “Estamos vigilantes em oferecer todo o acolhimento necessário à população baiana. Nossos postos de testagem estão em Salvador, Brumado e Porto Seguro, garantindo assistência aos foliões e trabalhadores da festa. Realizamos testes para HIV, sífilis e hepatites virais”, afirmou.
Na última sexta-feira (13), Santana esteve em Porto Seguro para reforçar a importância dos testes e apresentou uma novidade para este ano: a distribuição de PrEP e PEP nos estandes da Sesab. “Todos podem realizar seus testes de forma rápida, segura e sigilosa, com o apoio dos nossos voluntários. Se o resultado indicar sífilis, por exemplo, o tratamento pode ser iniciado na própria unidade de testagem. Além disso, neste ano, estamos disponibilizando a PrEP e a PEP, com orientações específicas para quem está em situação de vulnerabilidade e deseja se prevenir da infecção pelo HIV”, ressaltou.
Os postos de testagem para ISTs, que já atuaram em municípios como Itabuna e Juazeiro, fazem parte de uma estratégia abrangente do Governo da Bahia para ampliar o acesso à prevenção, diagnóstico precoce e cuidados em saúde durante grandes eventos populares.
Locais de Atendimento
Os foliões podem encontrar os postos de testagem rápida para ISTs instalados pela Sesab nos seguintes locais:
- Salvador (Circuito Barra/Ondina):
- Barra: Av. Centenário, s/n (Canteiro central, em frente à Droga Raia). Disponível de 12 a 17 de fevereiro.
- Ondina: Av. Milton Santos, nº 483 (Em frente ao portão de acesso da UFBA). Disponível de 12 a 17 de fevereiro.
- Porto Seguro:
- Av. Portugal, 150, Centro (Passarela da Cultura). Disponível de 13 a 17 de fevereiro.
