Salvador como Referência em Organização de Carnaval
Em uma recente entrevista ao Alô Alô Bahia, Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), abordou os desafios enfrentados por São Paulo durante o Carnaval de rua, especialmente no desfile da cantora Ivete Sangalo. Durante sua participação na concentração do trio de Xanddy Harmonia, na famosa “Melhor Segunda-feira do Mundo”, em Ondina, Edington não poupou elogios à estrutura logística da capital baiana e se colocou à disposição para compartilhar o conhecimento adquirido ao longo dos anos.
“O Carnaval de Salvador é uma verdadeira escola para todo o Brasil”, afirmou Edington, referindo-se ao projeto Carnaval Academy, que recentemente recebeu 50 executivos e gestores públicos de diversas regiões, incluindo representantes de São Paulo. O objetivo dessa iniciativa é proporcionar uma imersão nos bastidores do maior carnaval do mundo, mostrando como é coordenada a operação que envolve mais de 160 equipamentos durante os dias de festa.
Tecnologia e Segurança como Diferenciais
Um dos pontos altos da entrevista foi a ênfase de Edington na aplicação de tecnologia no planejamento do carnaval soteropolitano. De acordo com ele, a infraestrutura de Salvador conta com um plano abrangente que integra 32 órgãos diferentes, utilizando inteligência artificial para o controle de fluxo de pessoas, reconhecimento facial e monitoramento em tempo real via GPS de todos os veículos. “Essa combinação de tecnologias transforma nosso evento na maior operação urbana do mundo”, destacou.
Edington também explicou que o controle de segurança durante o carnaval é meticuloso: “Temos inteligência artificial que gere o fluxo de pessoas e um sistema de reconhecimento facial para garantir a segurança. Cada equipamento é monitorado 24 horas por dia. A gente dá show na mobilidade”, ressaltou, enfatizando o nível de cuidado com a segurança do público.
Aprendizados para o Carnaval Paulistano
Em resposta às críticas sobre a superlotação e a confusão no desfile de Ivete Sangalo em São Paulo, Edington considerou esses incidentes compreensíveis para quem está começando a lidar com multidões desse tamanho. “Esses problemas são naturais para quem está iniciando. Estamos prontos para ensinar e colaborar com o poder público e a iniciativa privada de São Paulo, compartilhando nossa tecnologia de gestão de multidões”, comentou.
Ele até brincou sobre a situação nas redes sociais, mencionando um meme que ele repostou de Ivete Sangalo, dizendo que ela também tem experiência em conduzir e gerenciar grandes públicos. “Ivete sabe muito bem como conduzir a multidão”, afirmou, reforçando a importância da experiência local na organização de eventos desse porte.
O Papel dos Artistas Baianos
Edington também aproveitou a oportunidade para exaltar a força dos artistas baianos, citando o papel fundamental de Ivete Sangalo na condução do trio elétrico em São Paulo. Para ele, a presença e o comando de um baiano são essenciais para reunir e guiar um milhão de pessoas com segurança em um evento dessa magnitude. “Estamos aqui para ajudar os governos e a iniciativa privada. O Carnaval de Salvador é o que domina o mundo. Para conseguir reunir tanta gente, é preciso ter um baiano à frente”, finalizou, enfatizando a expertise de Salvador no que diz respeito à festa popular.
