A Festividade dos Bloquinhos no Centro Histórico
No calor do maior Carnaval de rua do mundo, os tradicionais bloquinhos de rua se destacam com fanfarras, fantasias, cortejos, marchinhas e batucadas. Como parte de uma programação diversificada e inclusiva, o Governo da Bahia está apoiando os bloquinhos do Santo Antônio Além do Carmo, que vão agitar as ruas entre os dias 5 e 13 de fevereiro, contemplando 15 agrupamentos que trazem a folia pré-carnavalesca à vida.
Desde o ano 2000, os bloquinhos do Santo Antônio têm se consolidado como um espaço essencial para expressões carnavalescas que são espontâneas, lúdicas e divertidas, oferecendo uma alternativa ao Carnaval convencional de Salvador, especialmente no charmoso Centro Histórico. Nos últimos três anos, o apoio do Governo da Bahia tem sido fundamental para esse movimento, que atrai foliões de todas as idades, tanto baianos quanto turistas. Entre os grupos que vão animar as ruas estão Rodante, Bloco De Hoje a Oito, Luzes da Ribalta, Rolinha Preguiçosa e Urso da Meia-Noite.
O Apoio do Governo e a Comunidade
Adriano Marques, um dos organizadores do movimento e criador do bloco De Hoje a Oito, expressa a importância desse apoio: “Ao longo de 18 anos de Carnaval no Santo Antônio, as tradições foram se enraizando e o espírito comunitário do movimento foi percebido e respeitado de maneira muito sensível pelo Governo da Bahia. Sem esse apoio, o movimento não conseguiria ocupar o espaço que hoje ocupa.” Essa declaração reflete o sentimento de muitos que veem nos bloquinhos uma forma de resgatar e valorizar as tradições culturais locais.
Além dos bloquinhos do Santo Antônio, o movimento Palhaços do Rio Vermelho e o Banho de Mar à Fantasia são outros festejos que antecipam o Carnaval soteropolitano. Esses eventos têm ganhado reconhecimento e foram incluídos como parte da campanha Carnaval da Bahia. Em uma cerimônia realizada no dia 4 de fevereiro, o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado da ministra de Cultura, Margareth Menezes, do vice-governador Geraldo Júnior e do secretário de Cultura, Bruno Monteiro, lançou a campanha Estado de Alegria, que visa fortalecer a cultura local e promover um Carnaval inclusivo para todos.
Uma Festa Integrada e Inclusiva
A preparação para o Carnaval de Salvador em 2026 envolve uma série de ações resultantes de uma integração interinstitucional, com o foco no cuidado com a população. Mais de 40 órgãos estaduais estão envolvidos, atuando de forma articulada para garantir uma festa que não só seja democrática, mas também segura e acessível. O evento contará com mais de 180 atrações sem corda, além de um suporte especial aos blocos de matriz africana, como afros, afoxés, samba, reggae e blocos de índios, através do Programa Ouro Negro, que apoia a diversidade cultural da Bahia.
Informações sobre os Bloquinhos
BLOQUINHOS DO SANTO ANTÔNIO
Concentração: Largo de Santo Antônio Além do Carmo
Período: De 5 a 13 de fevereiro
Horários previstos: 10h, 13h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h30
