Início das Comemorações e Novidades para o Futuro
A Fundação Pedro Calmon (FPC) dá início às suas festividades em celebração aos 40 anos de atividades, nesta quinta-feira (22). O evento, que se realizará na Biblioteca Central do Estado, a partir das 18h30, trará à tona uma série de iniciativas que buscam reforçar as políticas públicas relacionadas a livros, leitura, bibliotecas e preservação da memória cultural na Bahia. Espera-se a presença de autoridades, representantes institucionais e membros da sociedade civil para marcar este momento significativo.
Fundada em 29 de abril de 1986 e vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), a FPC se firmou como um órgão essencial do governo estadual na definição e implementação de políticas culturais. Com esta comemoração, inicia-se um extenso calendário de atividades que promete inaugurar e modernizar equipamentos culturais, além de promover eventos formativos até 2026.
Uma Programação Cultural Atraente
A cerimônia de abertura contará com a apresentação do Quarteto da Orquestra Meninas de Coité e terá os discursos do secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, e do diretor-geral da FPC, Sandro Magalhães, que compartilharão suas visões sobre o legado da fundação e o futuro da cultura no estado. Durante o evento, também será apresentada a exposição das ações comemorativas, que inclui uma edição especial chamada “Conversando com a Sua História – 40 anos”. Este momento contará com a participação de ex-gestores da fundação, além de um momento poético com o artista Marcos Peralta e um show de encerramento da cantora Sátyra Carvalho.
O planejamento da Fundação Pedro Calmon para os próximos dois anos é ambicioso. Há previsão de realização de formações, encontros, fóruns, festivais e reformas em diversos equipamentos culturais. Além disso, o calendário inclui lançamentos editoriais, exposições, concursos e produções audiovisuais. A FPC também visa a criação de memoriais e pesquisa voltada à coleta de dados e indicadores sobre o livro, a leitura e a memória cultural na Bahia, reforçando assim seu compromisso com a educação e a preservação das tradições locais.
