Unidade de Saúde em Barreiras Destaca Resultados e Inovações
O Hospital do Oeste (HO), localizado em Barreiras e administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), apresentou os resultados de suas atividades em 2025 e reafirmou seu papel crucial na assistência em saúde para os 36 municípios da macrorregião oeste da Bahia. A unidade, que opera 24 horas por dia, oferece serviços de saúde de alta complexidade e celebra a recente ampliação de sua infraestrutura. Entre as novidades, estão a inclusão de 23 novos leitos de UTI e 30 leitos de enfermaria, além de um novo centro cirúrgico e um serviço de ressonância magnética. Um destaque especial vai para a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), que agora conta com um acelerador linear, equipamento fundamental para os tratamentos de radioterapia que será disponibilizado em breve.
O HO tem se dedicado à excelência na prestação de serviços complexos de saúde, resultando na salvaguarda de centenas de vidas ao longo do ano de 2025. Os números são expressivos: a unidade realizou 129.321 consultas médicas, 12.880 internações, 9.324 cirurgias, 2.958 partos e mais de 387 mil atendimentos com o Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT).
Acolhimento e Excelência no Cuidado
Os pacientes internados no Hospital do Oeste são acolhidos por uma equipe multiprofissional altamente qualificada, que inclui médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos. Além disso, a unidade conta com serviços internos essenciais que oferecem suporte tanto a colaboradores quanto a pacientes e acompanhantes. No último ano, o hospital processou 487 mil quilos de roupas (o que equivale a cerca de 40 toneladas por mês) e serviu mais de 637 mil refeições (aproximadamente 1.745 por dia) para atender a todos que frequentam a unidade.
Gestão Integrada
Marina Barbizan, líder geral do Hospital do Oeste, enfatiza a importância de uma gestão integrada que assegure a eficiência em todos os setores da unidade. “A unidade hospitalar de alta complexidade é uma máquina que funciona ininterruptamente, 24 horas por dia. Existem pilares fundamentais que fazem do HO uma referência na nossa região. A melhoria contínua dos serviços é um diferencial, além de servir como um campo de aprendizado e aperfeiçoamento profissional. Para 2026, temos a expectativa de ampliar também os serviços de neurologia e implementar o serviço de radioterapia, sempre com foco na segurança do paciente”, destacou.
“Nunca imaginei que o HO tivesse toda essa estrutura para meu tratamento de câncer. Minha vida mudou após o diagnóstico oncológico, mas ao conhecer a UNACON, percebi que não teria apenas um tratamento digno, mas também um acolhimento humanizado com diferentes profissionais que me acompanharam. Minha visão sobre o hospital mudou e entendi que minha vida foi salva por pessoas que carregam um legado de acolhimento e humanização em todo o processo de tratamento”, compartilhou Shirley Bernardes, paciente oncológica de Luís Eduardo Magalhães que recebeu tratamento e passou por cirurgia em 2025.
