Bahia Começa Caminho na Copinha 2026
O Bahia inicia sua jornada na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a popular Copinha, neste sábado, enfrentando a Inter de Limeira às 11h (horário de Brasília), em São José do Rio Preto. Esta partida marca a estreia do Tricolor na primeira rodada do Grupo 9, que ainda conta com outros dois times: América-SP e CSA. Sob a liderança de Leonardo Galbes, a equipe busca brilhar no principal torneio de base do país.
Vale ressaltar que parte do elenco sub-20 do Bahia ficará em Salvador para treinar ou participar do Campeonato Baiano profissional, que começa em 11 de janeiro. No primeiro jogo do Baianão, o Esquadrão receberá o Jequié às 16h na Casa de Apostas Arena Fonte Nova.
Os atletas que não viajarão para São Paulo têm a possibilidade de serem convocados durante a competição. Entre eles estão Fábio, Ruan Victor, Alessandro, Sidney, Wendell, Kauê Furquim, Daniel David e Dell. Por outro lado, zagueiros como Fredi Lippert e Luiz Gustavo, o atacante Ruan Pablo e o meia David Martins, que vão disputar o Baianão, não estão inscritos na Copinha, assim como o lateral-esquerdo Zé Guilherme.
Elenco Inscrito do Bahia Para a Copinha
O Bahia apresentou uma lista de atletas que atuarão na Copinha, divididos por posições:
Goleiros: Arthur Jampa, Iuri e Fábio;
Laterais: Daniel Lima, Santana e Fernando Miguel;
Zagueiros: Daniel Costa, Gerald, Dodô, Ruan Victor e Alessandro;
Meio-campistas: Saymon, Wendel, Anthony, Keven, Sidney, João Henrique, Victor Hugo, Emmanuel, Pedrinho, Carioca e Roger Gabriel;
Atacantes: Kauê Furquim, Guilherme, Juninho, João Andrade, Dell, Richarllyson, Ryan Nascimento e Daniel David.
Destaques em Potencial
Entre os nomes a serem observados, o meia Roger Gabriel, de apenas 18 anos, é considerado uma das grandes promessas do Bahia. Com contrato renovado até dezembro de 2027, ele já teve experiências com a equipe principal e se destaca por sua habilidade em campo. Em 2025, fez três aparições pela equipe principal, somando um total de oito jogos.
Outro nome em evidência é Gabriel Carioca, conhecido como uma joia do clube. Com contrato renovado e uma multa rescisória fixada em 100 milhões de euros, o meia-atacante de 18 anos é ativo no sub-17 e sub-20, tendo acumulado títulos em ambas as categorias. Em 2025, ele participou de 24 jogos e marcou seis gols, embora ainda não tenha estreado pelo time profissional.
O goleiro Arthur Jampa, que integrou a seleção brasileira no último Mundial Sub-17, também é um nome a se notar. Ele foi essencial para a conquista do Sul-Americano e já assinou seu primeiro contrato profissional. Agora, busca se destacar na Copinha, onde tem a chance de mostrar seu potencial.
Jogadores com Passado Recente no Clube
Kauê Furquim, que já teve uma passagem conturbada entre Bahia e Corinthians, é outro talento a ser observado. Ele foi um dos principais jogadores da base e já teve sua primeira experiência profissional em 2025, recebendo elogios do técnico Rogério Ceni. Apesar de não viajar para São Paulo inicialmente, sua presença no elenco é fundamental.
Por último, Dell, conhecido como o “Haaland do Sertão”, foi um dos destaques da seleção sub-17 e possui uma impressionante trajetória na base do Bahia. Com artilharias e um contrato renovado até 2028, ele promete ser uma peça chave na busca do Tricolor pela glória na Copinha.
Próximos Jogos do Bahia na Copinha
Os próximos desafios do Bahia na competição estão agendados da seguinte maneira:
Primeira rodada: Bahia x Inter de Limeira, 3 de janeiro, às 11h (de Brasília);
Segunda rodada: CSA x Bahia, 6 de janeiro, às 11h;
Terceira rodada: América-SP x Bahia, 9 de janeiro, às 11h.
