Aumento da Frequência Escolar em São Paulo
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) alcançou uma marca histórica ao registrar a maior taxa de frequência escolar desde o início das medições, que começaram em fevereiro de 2023. Em comparação ao mês anterior, 258 mil alunos passaram a frequentar as aulas todos os dias nas escolas estaduais. O índice de presença escolar, que abrange cerca de 3 milhões de estudantes em 5.000 instituições, subiu de 82,5% em 2023 para impressionantes 91,1%, o que representa quase 10 pontos percentuais a mais de alunos presentes.
O secretário da Educação, Renato Feder, atribui esse avanço às diversas iniciativas adotadas pela pasta, como a expansão das vagas no Ensino Médio Técnico, a implementação do programa BEEM (Bolsa Estágio Ensino Médio) e a inclusão de disciplinas como educação financeira, oratória e empreendedorismo na grade curricular. “Não basta apenas convencer o aluno a ir para a escola, é essencial tornar esse ambiente mais atrativo, fazendo com que ele perceba o valor de estar presente”, comentou Feder.
Acompanhamento da Frequência Escolar
As ações para monitorar a presença dos alunos nas aulas foram implementadas no início de 2023, através da criação de uma ferramenta chamada Aluno Presente, que se alimenta diretamente dos registros do diário de classe. No painel central da Seduc-SP, é possível acompanhar a frequência em toda a rede, incluindo dados detalhados por turma. Essa abordagem permite que as lideranças atuem de forma rápida nas regionais, escolas e turmas que apresentam mais dificuldades de frequência.
Em novembro de 2024, a Secretaria já havia registrado um aumento da frequência escolar para 86,4%, com 117 mil alunos a mais nas salas de aula em comparação ao mesmo período do ano anterior. Considerando todo o ano letivo de 2025, 129 mil alunos deixaram de faltar às aulas, elevando o percentual anual de frequência de 81,7% em 2023 para 86% ao longo de 2025.
Os dados de 2024 também mostram uma melhoria, com um índice de presença de 84,1%, o que representa um acréscimo de 72 mil alunos em relação a 2023. “O crescimento contínuo da frequência demonstra o empenho de nossa rede em implementar as ações de Busca Ativa, resultado do trabalho conjunto das 91 unidades regionais de ensino, das escolas, das equipes gestoras e dos professores”, acrescentou Feder. “Quando um aluno frequenta a escola, potencializamos as chances de aprendizado.”
Iniciativas de Busca Ativa
Em agosto de 2023, a Seduc-SP instituiu novas diretrizes de Busca Ativa, que prever o contato com os responsáveis após três faltas consecutivas. Uma resolução da secretária estabelece um acompanhamento individualizado, incluindo atualizações bimestrais dos dados dos alunos e monitoramento diário da frequência por parte das escolas e diretorias de ensino. Pais e responsáveis também são notificados e contatados regularmente.
Os estudantes que apresentam frequência irregular ou um número elevado de faltas têm asseguradas oportunidades de recuperação de aprendizagem e conteúdo. O programa também visa reduzir as ausências diárias e prevenir o abandono escolar.
Depoimentos de Estudantes
Pietro Luan de Alvarenga, de 15 anos, concluiu o Ensino Fundamental na Escola Estadual Professor Carlos Lencastre, em Campinas, com uma taxa de frequência de 86%. Ele relatou que em sua escola anterior faltava frequentemente, mas ao se transferir para a Carlos Lencastre, teve o apoio necessário e percebeu a importância da educação. “Acredito que todos deveriam valorizar a escola, pois estudar é uma grande oportunidade”, afirmou.
Outra história inspiradora é a do estudante Gabriel de Castro Fanti, de 14 anos, que sonha em se tornar jogador profissional de futebol. Ele enfrentou dificuldades com a frequência, mas após a intervenção da escola Almirante Custódio José de Mello, sua mãe e a instituição se uniram para garantir sua presença diária nas aulas. “Agora estou mais focado, pensando não só em ser jogador, mas também em um futuro profissional na área de TI”, compartilhou Gabriel, que alcançou 91% de frequência em 2025.
Acompanhamento pelos Responsáveis
Além disso, os responsáveis pelos alunos podem monitorar a frequência escolar por meio do aplicativo Sala do Futuro. Os responsáveis podem acessar a plataforma sem consumir dados móveis, para algumas operadoras, ou por meio do site. O aplicativo permite que os pais justifiquem ausências, consultem boletins bimestrais e verifiquem o calendário escolar e tarefas pendentes. Desde seu lançamento em março de 2025, 580 mil responsáveis já utilizaram o Sala do Futuro, tornando-se uma ferramenta valiosa para o acompanhamento da vida escolar dos alunos.
