Levantamento mostra polarização política acentuada entre brasileiros
Uma pesquisa recente realizada pelo Datafolha, divulgada na última quarta-feira (24), evidencia que a polarização política no Brasil continua forte. De acordo com os dados, 40% da população se identifica como petista, alinhando-se ao partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por outro lado, 34% dos entrevistados demonstram simpatia pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, do PL.
Ademais, a pesquisa revela que 18% dos participantes se consideram neutros em relação aos dois grupos principais. Um pequeno percentual, de 6%, afirma não se identificar com nenhum dos lados, enquanto 1% das pessoas entrevistadas não souberam ou não quiseram responder a questão.
O levantamento foi realizado com 2.002 pessoas com idade a partir de 16 anos, distribuídas em 113 municípios brasileiros, entre os dias 2 e 4 de dezembro. A margem de erro estimada da pesquisa é de dois pontos percentuais, podendo variar para mais ou para menos.
Para classificar o posicionamento político dos respondentes, o Datafolha aplicou uma escala que varia de 1 a 5. Nessa escala, o número 1 representa os bolsonaristas e o número 5 refere-se aos petistas. Assim, aqueles que escolheram os números 1 ou 2 foram classificados como bolsonaristas; os que optaram pelos números 4 ou 5, como petistas; e os que marcaram o número 3 foram considerados neutros.
