Avanços em Cirurgias e Exames com o Programa Agora Tem Especialistas
No último final de semana, a Bahia alcançou a marca de 4.415 serviços de saúde, incluindo cirurgias, exames e consultas, por meio do programa federal Agora Tem Especialistas. Esse esforço faz parte do maior mutirão de procedimentos já registrado na história do Sistema Único de Saúde (SUS), que, em nível nacional, contabilizou impressionantes 59,3 mil atendimentos.
O programa, que visa aumentar a oferta de serviços essenciais, ampliou em 375% o acesso a tratamentos em áreas prioritárias, como oncologia, ginecologia, ortopedia, cardiologia, oftalmologia e otorrinolaringologia.
“Estamos realizando o maior mutirão nacional da história do SUS, oferecendo cirurgias e exames em todo o Brasil. Milhares de pessoas, que aguardavam esse atendimento há meses, puderam ser atendidas sem custos, porque o SUS é universal, público, gratuito e sério”, enfatizou Alexandre Padilha, ministro da Saúde.
Entre os principais procedimentos realizados durante o mutirão, destacam-se cirurgias de média e alta complexidade, como bariátrica por videolaparoscopia, cistolitotomia, colecistostomia, plástica abdominal, hemorroidectomia, diferentes tipos de hernioplastias, vasectomia, ureterolitotripsia transureteroscópica e uretrotomia interna. Além disso, foram realizados exames como ultrassonografia, tomografia, endoscopia e ressonância magnética.
O mutirão foi possibilitado pela colaboração de 134 Santas Casas e hospitais filantrópicos atuantes em diversos estados, incluindo Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
