Governo intensifica policiamento nas férias
Com a intenção de garantir a segurança durante o aumento no fluxo turístico, o governador Jerônimo Rodrigues apresentou, na quarta-feira (26), a Operação Verão 2025/2026 de Segurança Pública. A operação já se iniciou com o aumento no efetivo policial, além da entrega de mais de 160 viaturas e equipamentos às forças de segurança e de salvamento. O investimento total, de R$ 46,5 milhões, é compartilhado entre o Governo do Estado e o Governo Federal, com foco em ações que previnam a criminalidade e reforcem a presença policial em áreas de grande movimento.
“Estamos preparados para receber os visitantes com segurança neste verão. Nosso objetivo é assegurar tranquilidade e acolhimento, tanto para a população quanto para os turistas que escolherem nosso estado. Uma Bahia mais segura se traduz em um verão mais seguro. Também estamos incluindo equipamentos, como drones, para melhorar a vigilância e garantir a proteção da população por meio de imagens aéreas”, declarou o governador Jerônimo Rodrigues durante o evento de lançamento.
A Operação Verão, que acontece anualmente, segue diretrizes de defesa social que priorizam a presença e a interação das forças de segurança com os cidadãos e os turistas. A ação mobilizará mais de 11 mil policiais e bombeiros, abrangendo cidades estratégicas como Salvador, Porto Seguro, Ilhéus, Feira de Santana, Camaçari e Lauro de Freitas. No total, 111 municípios receberão reforço no efetivo e na estrutura até abril de 2026, com um contingente de 9,5 mil policiais militares, 1.095 bombeiros e 338 policiais civis, além de profissionais do Departamento de Polícia Técnica (DPT) que atuarão em serviços extraordinários.
Leia também: Detran-DF Fiscaliza 257 Condutores em Ação de Segurança Pública
Fonte: olhardanoticia.com.br
Leia também: Tecnologia Avançada do CSI Recupera Caminhão Furtado em São José dos Campos
Fonte: acreverdade.com.br
Entrega de viaturas e equipamentos modernos
No evento de lançamento, 169 viaturas foram entregues, tendo 128 delas destinadas à Polícia Militar da Bahia. Além disso, foram disponibilizados seis furgões que funcionarão como Delegacias Móveis da Polícia Civil, cinco bases móveis para o DPT e 30 viaturas voltadas para operações do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. Destaque também para os 18 drones que auxiliarão as atividades da Polícia Militar, enquanto o Corpo de Bombeiros recebeu 2.407 novos equipamentos, incluindo itens para salvamento aquático e conjuntos impermeáveis, aumentando assim a capacidade de resposta da corporação em áreas de grande circulação de turistas durante o verão. Aproximadamente R$ 36,9 milhões foram alocados para a aquisição de novos veículos e equipamentos para as forças de segurança da Bahia.
“Estamos investindo em tecnologia e mobilidade para garantir mais proteção e eficiência nos serviços prestados à população. São 54 polos turísticos que concentram o maior fluxo de pessoas durante a Operação Verão, seja pelas férias escolares ou por serem locais culturais e turísticos”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Leia também: 25º BPM Realiza Blitz de Rotina em São Leopoldo: Ação na Avenida Imperatriz
Fonte: novaimperatriz.com.br
Leia também: Enem 2025: Questões ABORDAM Ozempic, Poluição e Videogame no 2º Dia de Provas
Fonte: curitibainforma.com.br
Delegacias móveis e atuação da Polícia Civil
A Polícia Civil da Bahia contará com delegacias móveis em cidades como Salvador, Juazeiro, Vitória da Conquista e Barreiras. “Essas unidades facilitarão o atendimento ao cidadão, aproximando ainda mais a Polícia Civil das comunidades e dos visitantes nos locais de maior movimento”, afirmou o delegado-geral, André Viana.
Estratégias do DPT e da PM
O Departamento de Polícia Técnica receberá bases móveis para reforçar as atividades de perícia e atendimento técnico. A Polícia Militar será distribuída em áreas estratégicas de 54 municípios. “Estamos prontos para agir com presença, proximidade e rapidez. Aumentamos o policiamento em todas as zonas turísticas do estado da Bahia”, destacou o comandante-geral da PM, coronel Magalhães.
Corpo de Bombeiros e segurança aquática
Para aumentar a segurança em praias, rios e áreas turísticas, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia recebeu 30 barcos, 37 reboques, 37 motores de popa, 303 roupas de salvamento e dois mil conjuntos impermeáveis. “Elaboramos um planejamento robusto para a Operação Verão, considerando que este é um período de intensificação das nossas atividades. As chuvas e o calor em algumas regiões, combinados com uma maior aglomeração de pessoas, exigem que a atenção do bombeiro seja redobrada”, enfatizou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Aloísio Fernandes.
