Bahia se Consolida como Polo Tecnológico
Entre os dias 10 e 14 de novembro, a Base Naval de Aratu se tornará o epicentro da inovação tecnológica na Bahia, ao sediar a ARAMUSS-2025 (Aratu Maritime Unmanned Systems Simulation). Este evento inédito no estado, organizado pela Marinha do Brasil, reúne especialistas e instituições de diversos setores para discutir e apresentar as últimas inovações em sistemas autônomos, inteligência artificial e robótica voltadas ao ambiente marítimo. A apresentação do evento foi feita em uma plenária especial da Associação Comercial da Bahia (ACB) realizada na noite de 6 de novembro.
O encontro contará com a participação de representantes de seis países e doze universidades brasileiras, proporcionando uma rica troca de conhecimento por meio de palestras, exposições e simulações que ilustram o uso de embarcações não tripuladas. O vice-almirante Gustavo Garriga destacou que tecnologias que agora parecem ficção científica, como drones marítimos e embarcações autônomas, já são uma realidade no mercado. “Hoje, essas tecnologias operam com finalidades comerciais, realizando entregas para navios e até para a Ilha de Itaparica”, afirmou.
Leia também: Minas Gerais: Inovação e Sustentabilidade no 2º Congresso Nacional de Turismo
Fonte: soudebh.com.br
Leia também: Tecnologia Limpa e Sustentável Transforma o Agro Brasileiro com Aumento de Produtividade
Fonte: soudejuazeiro.com.br
A presidente da ACB, Isabela Suarez, enfatizou a importância de eventos dessa magnitude para o crescimento econômico do estado. “Este será o maior evento de inovação e tecnologia marítima na Bahia. Estamos abertos a iniciativas que promovam o desenvolvimento e a inovação. Salvador já foi reconhecida como uma cidade que mais descarboniza, e isso é um exemplo do potencial que temos na economia do mar”, disse ela, que viajará na próxima semana para mediar uma mesa no evento internacional em Belém.
A apresentação da ARAMUSS-2025 ocorreu no Dia Nacional do Amigo da Marinha, a convite de Santiago Campo, presidente da Sociedade de Amigos da Marinha (SOAMAR) e diretor da ACB. “É uma honra receber o convite da ACB, que nos acolheu. No dia 11, a Base Naval de Aratu estará aberta ao público, oferecendo palestras, exposições estáticas e demonstrações operacionais, além de oportunidades de negócios”, convidou Garriga.
Leia também: Ciência e Cultura no Extremo Sul: SNCT 2025 Promove Conhecimento e Inovação
Fonte: soupetrolina.com.br
O debate sobre tecnologias aplicadas ao mar, segurança das rotas marítimas e proteção dos recursos naturais está alinhado com os desafios de desenvolvimento sustentável da Bahia. Em um momento em que a ‘economia azul’ ganha cada vez mais relevância no Brasil, a implementação de soluções não tripuladas e as pesquisas em andamento em Salvador estão ampliando as possibilidades de inovação e criando novas oportunidades de negócio.
A ACB se posiciona como uma ponte entre diferentes setores, buscando fomentar a troca de conhecimentos e aproximar instituições, além de oferecer mais oportunidades para empresas e pesquisadores. A chegada de eventos técnico-científicos à capital não apenas fortalece o ambiente de inovação, mas também posiciona a Bahia como referência em tecnologias sustentáveis.
