Operação da Polícia Civil Revela Detalhes de Tráfico Interestadual
A influenciadora digital Melissa Said, com mais de 320 mil seguidores nas redes sociais, foi identificada pela Polícia Civil da Bahia como a principal articuladora de um esquema de tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro. Acusada, ela está com um mandado de prisão em aberto e é considerada foragida.
Natural da Bahia e autodenominada ‘ervoafetiva’, Melissa é embaixadora do grupo ‘Bem Bolado Brasil’. A equipe de reportagem do G1 tentou entrar em contato com a defesa da influenciadora, mas até o fechamento desta matéria, não obteve resposta.
A Polícia Civil a considera o alvo principal da “Operação Erva Afetiva”. De acordo com as investigações, em um ato de autopromoção no Natal, ela distribuiu “kits” com cigarros de maconha nas ruas, o que gerou repercussão negativa.
Leia também: Aumento de 4,2% no Tráfico de Drogas no Acre em 2025: O Que Isso Significa?
Fonte: acreverdade.com.br
As investigações, iniciadas em 2024, revelam que Melissa incentivava o transporte e consumo de drogas, orientando seus seguidores sobre como evitar a ação policial durante viagens.
O Papel da Influenciadora nas Redes Sociais
Melissa Said já havia sido detida anteriormente após ser flagrada com uma quantidade de droga no aeroporto de Salvador. As apurações apontam que, por meio de suas plataformas digitais, ela promovia o uso de entorpecentes, utilizando seu alcance para comercializar maconha, estabelecendo contatos com fornecedores na Bahia e São Paulo.
Os dados coletados indicam que a influenciadora comprava drogas e distribuía para alguns de seus seguidores, utilizando redes sociais como meio de comunicação e coordenação.
Desdobramentos da Operação e Prisões Relacionadas
Em desdobramento da operação, a Polícia Civil informou que mais duas pessoas, também com mandados de prisão abertos, foram capturadas na quarta-feira (22) em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Além disso, uma terceira pessoa foi presa em flagrante em São Paulo durante o cumprimento de um dos dez mandados de busca e apreensão.
Essa mulher foi autuada por tráfico de drogas após a polícia apreender 1,4 kg de maconha tipo “skank”, 270 gramas de haxixe e outras porções de maconha. Também foram encontrados balanças de precisão, embalagens plásticas, celulares, cartões e dois veículos com indícios de uso na atividade criminosa.
Investigações em Andamento
O diretor do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), delegado Ernandes Júnior, afirmou que, durante a operação, foram realizadas buscas em três endereços relacionados à investigada, resultando na apreensão de pequenas porções de drogas e um celular, que será submetido a perícia.
“As diligências continuam para identificar possíveis outros envolvidos. Por meio de oitivas, diligências e trabalho de inteligência, a operação segue em andamento para localizar a foragida e esclarecer todas as circunstâncias e responsabilidades”, declarou o delegado.
A situação de Melissa Said levanta discussões sobre a responsabilidade das influenciadoras digitais e o uso de suas plataformas para promover comportamentos ilegais. A operação representa um esforço significativo da polícia para combater o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro na região.
