Atendimento Exclusivo para Pequenos Cidadãos
No próximo sábado, dia 11, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Bahia realizará um atendimento especial voltado para crianças e adolescentes com até 17 anos. O foco deste dia será a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que trará diversas vantagens para os jovens cidadãos.
Essa ação faz parte do Projeto Pequeno Cidadão, que abrange 50 unidades da rede SAC, entre elas as carretas do SAC Móvel, oferecendo um ambiente divertido e acolhedor para as crianças. O atendimento será feito por meio de agendamento prévio, que pode ser realizado pelo call center através do número (71) 4020-5353, para ligações de celular, ou 0800 071 5353, para chamadas de telefone fixo. Nos postos SAC e nas unidades móveis, o atendimento será por ordem de chegada.
De acordo com informações da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), a primeira via da nova CIN é gratuita e incorpora o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para emissão do documento, é imprescindível que os responsáveis apresentem a certidão de nascimento original da criança. Caso a certidão esteja plastificada, será necessário levar também uma cópia.
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Fonte: acreverdade.com.br
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Fonte: rjnoar.com.br
Benefícios da Nova Carteira de Identidade Nacional
A nova Carteira de Identidade Nacional não apenas facilitará a identificação dos jovens, mas também permitirá que informações importantes, como condições de saúde e tipo sanguíneo, sejam incluídas. Isso é especialmente relevante para crianças que têm Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou deficiências auditiva, visual, física e intelectual.
Outra novidade é que a CIN contará com uma versão digital, que ficará disponível no aplicativo G.BR três dias após a sua impressão. Esta versão digital incluirá um QR Code, que possibilitará a verificação da autenticidade do documento e dos dados constantes nele.
A validade da nova Carteira de Identidade Nacional varia conforme a faixa etária do portador: para crianças de 0 a 12 anos incompletos, a validade é de cinco anos; entre 12 e 60 anos incompletos, a validade se estende por 10 anos; e para aqueles acima de 60 anos, o documento tem validade indeterminada.
Informações sobre o Serviço
O Projeto Pequeno Cidadão ocorrerá no dia 11 de março, em diversos postos e horários:
- 8h às 12h: SAC Cajazeiras, Comércio, Liberdade, Pau da Lima, Periperi, Pituaçu e Uruguai; e Simões Filho;
- 9h às 13h: SAC Barra, Bela Vista, Shopping da Bahia, Salvador Shopping, Camaçari e Lauro de Freitas;
- 8h às 12h: SAC Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Conquista I, Conquista II, Eunápolis, Feira I, Feira II, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Valença;
- 7h às 13h: SAC Itapetinga, Jeremoabo, Crisópolis, Caetité, Camamu, Cícero Dantas, Paripiranga, Ipirá, Santa Inês e Maracás;
- 8h às 14h: SAC Serrinha, Guarajuba e Sento Sé;
- 7h30 às 17h: SAC Móvel em Palmas de Monte Alto, São Domingos e Itagimirim.
Esse serviço é gratuito e representa uma excelente oportunidade para que os pequenos cidadãos baianos possam garantir sua documentação com agilidade e conforto.