BYD Acelera Produção de Veículos Elétricos no Brasil
A montadora chinesa BYD inaugurou na última quinta-feira (9), em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, a sua primeira fábrica no Brasil, com um investimento de R$ 5,5 bilhões. O novo complexo industrial tem como meta inicial produzir 600 mil veículos elétricos por ano, um aumento significativo em relação à previsão inicial de 300 mil veículos anuais. Essa informação foi confirmada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a cerimônia de inauguração.
“Qual foi a grande surpresa? Eu vim para cá porque essa empresa iria produzir 300 mil carros por ano e ele [Wang Chuanfu, presidente da BYD] anunciou que logo, logo a gente vai estar produzindo 600 mil carros por ano aqui na Bahia! Porque eles não querem vender carro apenas no Brasil”, afirmou Lula, destacando a ambição da empresa em atingir mercados além das fronteiras nacionais.
Wang Chuanfu corroborou as informações, revelando que a produção anual inicial da unidade seria de 150 mil veículos, com a capacidade aumentando para 300 mil em uma fase subsequente, até alcançar a meta de 600 mil veículos por ano. Essa expansão visa atender a crescente demanda, tanto no Brasil quanto em outros países da América Latina e África.
Além de Lula, o evento contou com a presença de várias autoridades, incluindo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). Todos expressaram otimismo quanto ao impacto econômico da nova fábrica.
Expectativas de Exportação e Criação de Empregos
Embora ainda não tenham sido revelados detalhes sobre o início das exportações, espera-se que a unidade em Camaçari se torne um importante centro de fabricação para a BYD. “Acreditamos que vamos ajudar o Brasil a acelerar sua transição energética, criar novas indústrias, novos empregos e novos motores econômicos”, ressaltou Wang durante seu discurso.
Desde julho, a fábrica já opera parcialmente e proporciona empregos a mais de 1.500 trabalhadores. Com uma área total equivalente a 645 campos de futebol, o complexo industrial foi erguido em menos de 15 meses, utilizando uma área anteriormente ocupada pela montadora Ford, que encerrou suas atividades no Brasil em 2021.
Inovação no Setor Automotivo e Lançamento do BYD Song Pro
Durante a cerimônia, a BYD também apresentou o modelo inédito BYD Song Pro, um super-híbrido plug-in flex, que será doado à COP30. Esse veículo inovador, desenvolvido por cientistas brasileiros e chineses, combina tecnologia elétrica com um motor híbrido flex de alto desempenho, projetado para operar com qualquer proporção de gasolina e etanol.
A fábrica será responsável pela produção de vários modelos, começando pelo BYD Dolphin Mini, que é o carro elétrico mais vendido do Brasil, com mais de 34 mil unidades comercializadas até o momento. Outros modelos a serem produzidos incluem os super híbridos BYD Song Pro (GL/GS) e BYD King (GL/GS).
Incentivos Fiscais e Desenvolvimento Local
A instalação da fábrica também traz promessas de desenvolvimento econômico local. A BYD anunciou um investimento em treinamento e capacitação da mão de obra, priorizando a contratação de trabalhadores baianos. Além disso, a montadora se comprometeu a dar preferência a fornecedores locais e a estabelecer um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador, focado em inovações no setor automotivo, especialmente em motores híbridos flex.
Como parte do acordo com o governo da Bahia, a empresa receberá incentivos fiscais até 31 de dezembro de 2032, conforme as normas tributárias estaduais. O governador Jerônimo Rodrigues sancionou uma lei isentando do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) os veículos elétricos que custam até R$ 300 mil, enquanto para os que excedem esse valor, a tributação será de 2,5%.
Com a inauguração da fábrica em Camaçari, a BYD não só fortalece sua presença no Brasil, mas também se posiciona para se tornar um líder no mercado de veículos elétricos na América Latina.