Investigação sobre o Caso em Feira de Santana
Um homem de 56 anos, residente em Feira de Santana, na Bahia, faleceu na madrugada de sexta-feira (3) com suspeitas de intoxicação por metanol, conforme informações de autoridades de saúde municipais e estaduais. O paciente foi encaminhado à UPA da Queimadinha, onde não resistiu.
O governo da Bahia divulgou uma nota informando que as equipes de vigilância, tanto local quanto estadual, estão tomando medidas para monitorar e investigar o caso. As ações incluem o apoio de autoridades de segurança pública. A nota também detalha que amostras biológicas do indivíduo serão coletadas e enviadas para análise laboratorial, com resultados esperados em até sete dias para confirmar ou descartar a hipótese de intoxicação.
Casos de Intoxicação por Metanol no Brasil
Leia também: Amapá Solicita Antídoto ao Ministério da Saúde Após Alerta de Intoxicação por Metanol
Fonte: amapainforma.com.br
Leia também: Alagoas Registra Primeiro Caso Suspeito de Intoxicação por Metanol
Fonte: alagoasinforma.com.br
Até a quinta-feira (2), o Brasil registrava 48 casos suspeitos de intoxicação por metanol. Desses, 11 foram confirmados através de detecções laboratoriais pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs), conforme dados da Sala de Situação do governo federal. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também confirmou um caso na capital do país, mas posteriormente esclareceu que a situação do rapper Hungria ainda é considerada suspeita.
O Ministério da Saúde já confirmou uma morte decorrente de intoxicação por metanol no estado de São Paulo, além de sete outros óbitos que estão em investigação. Destes, dois são em Pernambuco e cinco em São Paulo.
Intoxicação por Metanol: Sintomas e Ações de Emergência
Leia também: Morte de José de Paiva Netto: Legado do Presidente da Legião da Boa Vontade
Fonte: agazetadorio.com.br
A intoxicação por metanol é uma situação de emergência médica com potencial letal. Quando ingerido, o metanol é metabolizado em substâncias extremamente tóxicas, como formaldeído e ácido fórmico, que podem resultar em sérios danos à saúde e risco de morte.
Os sintomas mais comuns da intoxicação incluem visão turva ou até perda de visão, que podem levar à cegueira, além de mal-estar generalizado, que se manifesta através de náuseas, vômitos, dores abdominais e sudorese intensa.
Diante da suspeita de intoxicação, é crucial buscar imediatamente assistência médica. Recomenda-se contatar um dos seguintes serviços:
- Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001;
- CIATox local para orientação especializada;
- Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (CCI): (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733, disponível em todo o país.
Identificar e orientar pessoas que possam ter consumido a mesma bebida é vital, incentivando-as a procurarem tratamento médico o mais rápido possível. A rapidez no atendimento e na identificação da intoxicação pode ser decisiva para evitar desfechos trágicos, incluindo a morte.